O programa de incentivo à renovação da frota de caminhões e ônibus, anunciado no dia 5 de junho pelo governo federal, já conta com a participação de 10 montadoras, dentre elas estão a DAF, Volvo, Scania e Mercedes.
O programa de descontos na compra de um novo caminhão terá duração de 4 meses e os abatimentos vão variar entre R$ 33 mil e R$ 99 mil. Vale lembrar, que a proposta é voltada apenas para os modelos com mais de 20 anos de uso. A ideia é enviá-los para reciclagem; o cliente terá de apresentar um documento para comprovar a destinação do veículo antigo para o desmonte.
“Embora seja um programa de curta duração, traz ânimo para todo o ecossistema automotivo e coloca um foco sobre um setor que tem potencial para gerar incontáveis benefícios à sociedade brasileira de forma geral”, avaliou o presidente da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite.
O diretor de Comunicação Corporativo e Relações Institucionais da Mercedes-Benz, Luiz Carlos Moraes, também avaliou bem o programa.“Com essa renovação parcial da frota, poderemos ter a substituição de veículos comerciais velhos por novos mais ecológicos e eficientes”, elogiou, Moraes.
Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs), o incentivo do governo é bem-vindo, mas não é suficiente. “Temos uma frota de 3 milhões de caminhões. Esse incentivo teria que ser mais abrangente, a fim de possibilitar um percentual maior de renovação da frota”, pontuou Roberto Machado, diretor de gestão do Setcergs.
Para o governo, um dos objetivos é tirar de circulação caminhões e ônibus antigos, que por não dispor de sistemas modernos de redução na emissão de poluentes, acabam poluindo mais.
Para tanto, o programa será financiado pelo governo por meio de créditos tributários, descontos que serão concedidos aos fabricantes no pagamento de tributos futuros. Em contrapartida, a indústria automotiva irá repassar a diferença de preço aos consumidores.
Entre os caminhoneiros autônomos, há quem questione o programa, como foi o caso de um profissional autônomo que gravou um vídeo mostrando insatisfação com o valor oferecido, pelo governo, no caminhão velho, para aquisição do novo.
Redação – Brasil do Trecho
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