Caminhão

Mercedes 1316 é acionado para resgatar carreta

O caminhão antigo da Mercedes puxou um DAF XF.

Só quem já trafegou pela rodovia transamazônica sabe que é quase impossível passar pelo trecho sem atolar o caminhão. O que não falta são registros na internet de carretas sendo resgatadas do atoleiro com a ajuda de tratores, caminhões e até caminhonetes.

Em um desses registros, um Mercedes-Benz 1316 foi acionado para desatolar uma carreta-tanque de 25 metros. O modelo da DAF subia uma ladeira de barro molhado, quando atolou.

Foi aí que o caminhão da Mercedes chegou para prestar socorro. Uma ponta da cinta foi amarrada na traseira do veículo e a outra na dianteira da carreta e com muito esforço e resistência, o 1316 mostrou que “é pau pra toda obra, resgatando um modelo de maior potência.

Caminhão puxando carreta

Mesmo que pareça desafiador, um caminhão de menor potência poder puxar uma carreta na subida, isso é possível devido a alguns fatores, que contribuem para isso:

  • 1. Torque: o torque é a força rotacional que o motor do caminhão pode gerar. Mesmo que a potência total do motor seja menor, um toque adequado pode fornecer a força necessária para superar a resistência da subida e mover a carreta;
  • 2. Relação de marchas: os caminhões têm uma caixa de câmbio com várias marchas. A escolha da marcha adequada é essencial para superar uma subida. O motorista pode reduzir a marcha para aumentar a força de tração e diminuir a velocidade, permitindo que o caminhão tenha mais potência para puxar a carreta;
  • 3. Tração das rodas: a tração das rodas é crucial para superar uma subida íngreme. Caminhões com tração nas rodas traseiras ou em todas as rodas (tração 4×4) têm uma vantagem na aderência e na capacidade de tracionar a carreta em terrenos difíceis.

Vale ressaltar que, embora um caminhão de menor potência consiga puxar uma carreta em uma subida, pode ser necessário um esforço adicional, e o desempenho pode ser mais lento em comparação com um modelo mais potente. Além disso, é fundamental que o motorista tenha habilidades de condução adequadas e tome precauções extras ao lidar com subidas íngremes para garantir a segurança e evitar danos ao veículo.

Vídeo: INVERNO NA TRANSAMAZÔNICA

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro