Caminhão

Mercedes 1924: o caminhão raro fabricado na Alemanha e exportado para o Brasil

Três unidades do caminhão foram exportadas para o Brasil em 1970.

O raríssimo caminhão da Mercedes-Benz, o 1924, é um modelo que foi produzido na Alemanha e exportado para o Brasil na década de 70. Ele é um caminhão muito raro, pois apenas 3 unidades foram trazidas para o nosso país.

Seu motor era um OM-355/6, que lhe rendia 240cv. O câmbio era um manual de 8 marchas e seu eixo traseiro era o HL-7, um eixo robusto e exclusivo para esse modelo. Além disso, ele possuía uma dupla redução e uma velocidade com sistema de planetárias em suas extremidades, garantindo um torque elevado.

Capacidade de carga

A própria nomenclatura 1924 remete a capacidade de carga do caminhão. A Mercedes utilizou esses números para identificar sua linha de caminhões pesados durante algumas décadas. Essa numeração “1924” se refere à capacidade de carga nominal do veículo, que era de aproximadamente 19 toneladas.

Já o número “24” se refere à potência do motor, em cavalos-vapor. Como todo caminhão da montadora alemã, ele era conhecido por sua durabilidade e confiabilidade e foi usado para algumas aplicações ao longo dos anos.

Sonho dos colecionadores

Todo colecionador e entusiasta de caminhões sonha em ter o 1924 em sua garagem. O caminhão é muito procurado por esse público tanto por sua raridade quanto pelo seu design único e histórico.

A cabine do Mercedes 1924 é outro detalhe à parte. Duas camas, uma para o ajudante e outra para o motorista, eram disponibilizadas neste modelo.

Como tivemos poucas unidades desse alemão raro no Brasil, é quase impossível encontrar um exemplar rodando em nossas rodovias. Por isso, feliz é o entusiasta que possui uma unidade do Mercedes 1924.

E você, já viu algum 1924 rodando por aí? Comente abaixo!

Vídeo: CAMINHÕES ANTIGOS

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto