Os modelos E7-29R e E7-49T são os primeiros caminhões elétricos da montadora XCMG no Brasil.
Chegam importados da China os mais novos caminhões pesados da fabricante chinesa XCMG. Os modelos fazem parte da gama de veículos rodoviários vocacionais, a E7 e são 100% elétricos.
A fabricante, já consolidada no mercado brasileiro com a fabricação de máquina e equipamentos, pretende “preencher uma lacuna no mercado”, sendo os caminhões pesados elétricos.
E7-49T
Esse foi um dos caminhões que chegou ao mercado brasileiro, importado da China, a princípio. O cavalo-mecânico é um 6×4 com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 49 toneladas e motor elétrico de 482cv, com torque máximo de 204,1 mkgf e câmbio automatizado de 4 marchas. Segundo a XCMG, a autonomia do E7-49T é de 150 km, com a carga completa.
E7-29R
O segundo modelo é o E7-29R, um 8×4 voltado para os trabalhos da mineração. Seu Peso Bruto Total (PBT) é de 29 toneladas e Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 49.00 kg. Seu motor elétrico dispõe de uma potência equivalente a 490cv, com autonomia, também, de 150 km.
Quanto Custa o E7-29R e o E7-49T?
O preço divulgado pela fabricante para o caminhão E7-29R foi de R$ 1,35 milhões, já o E7-49T custa R$ 1,3 milhões. A XCMG explica que metade desses valores corresponde aos preços das baterias.
Redação – Brasil do Trecho