Um caminhão bitruck ‘bicudo’ com o 4º eixo chamou atenção em uma rodovia brasileira. Essa configuração em um modelo antigo da Volvo não é tão comum de ver nas estradas brasileiras e, provavelmente, o 4º eixo foi colocado pelo proprietário do veículo.
Alguns caminhoneiros e transportadoras adicionam um 4º eixo no bitruck argumentado que a modificação melhora a estabilidade e comporta mais toneladas de carga. Esse tipo de configuração não é proibido no Brasil, mas para realizar a mudança no cavalo mecânico é necessário desembolsar uma boa grana.
Não conseguimos encontrar informações a respeito de qualquer cavalomecânico bitruck com o 4º, comercializado pela Volvo no Brasil. Mas, como já foi dito, é possível implementar um quarto eixo em um caminhão bitruck, desde que seja feito de acordo com as regulamentações e normas de trânsito aplicáveis.
A adição de um quarto eixo pode oferecer benefícios em termos de capacidade de carga e distribuição de peso, o que pode ser vantajoso para determinadas operações de transporte, porém isso pode custar até R$ 40 mil reais. Por isso, é preciso avaliar se o investimento vale a pena.
Se você conseguiu identificar o modelo do Volvo com o 4º eixo, deixe um comentário abaixo!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário