Avaliação da reoneração de 11% no diesel

Avaliação da reoneração de 11% no diesel
Foto: Reprodução / GABRIEL BASTOS/A7 PRESS/ESTADÃO

A partir de 1º de setembro o diesel terá uma tributação de R$ 0,11 centavos por litro.

Já é do conhecimento de todos que o retorno da tributação sobre o diesel, prevista para retornar só em 2024, será antecipada para 1º de setembro deste ano. Essa atitude do governo federal surgiu após a reformulação do programa para baratear os carros, caminhões e ônibus zero km.

Em vez de reduzir impostos para as montadoras, como cogitava o governo, agora será concedido créditos tributários às empresas do setor. Assim, os valores arrecadados com o imposto cobrado sobre o diesel irão compensar os créditos tributários gerados aos fabricantes de veículos.

Contudo, os R$ 0,11 que será cobrado por litro do diesel daqui a 3 meses trará consequências para os caminhoneiros, pois o aumento no combustível chegará nas bombas, impactando os valores dos fretes.

Do caminhoneiro ao consumidor final

Para Antônio José, do canal Portal Rodoviário, a reoneração do diesel irá prejudicar não só os caminhoneiros, mas o consumidor final também, uma vez que com o aumento do combustível, sobe o valor do frete e consequentemente os produtos e mercadorias que consumimos ficarão mais caros.

Antônio, reflete se vale a pena mexer no preço do diesel para custear um programa temporário e que irá contemplar poucas pessoas, pois nem todos os caminhoneiros autônomos têm condições de comprar um caminhão zero km mesmo com os descontos previstos com o programa.

Mas fato é que o efeito da reoneração do combustível gerará impactos na vida dos caminhoneiros autônomos, da dona de casa, ou seja, de todos nós.

YouTube video
Vídeo: Portal Rodovíario

Redação – Brasil do Trecho