Motoristas que possuíam esses caminhões seriam multados se trafegassem com esses veículos
Hoje vamos falar sobre a configuração que perpetuou por várias décadas em caminhões de marcas conhecidas mundialmente como Mercedes, Scania e Volvo.
Quem não se lembra dos caminhões que tinham três eixos traseiros? Hoje a composição é proibida, mas ainda é possível ver diversos modelos de caminhões e carretas por várias estradas do Brasil.
O caminhão com essas configurações possui três eixos em sua traseira e um na dianteira que seria o direcional tendo peso bruto total(PBT) de 31,5 toneladas sendo 25,5 toneladas sobre o tendem triplo(os três eixos) e 6 toneladas sobre o direcional.
Se você viveu a era dos caminhões entre as década de 70 e 80 com certeza se lembra de veículos com essas configurações.
Inicialmente montadoras não liberavam os veículos com essas configurações de suas fábricas, porém eram feitas em oficinas.
Proibição dos caminhões
Após o estouro no mercado, cerca de 70.000 caminhões receberam esse tipo de modificação até o final de 1978 quando foi proibida a utilização desse tipo de caminhão em rodovias.
O departamento nacional de estradas e rodagem pontou que esse tipo de configuração burlava a legislação por vários pontos entre eles acréscimo de PBT que deveria ser fixado apenas pela fabricante.
Motoristas que possuíam esses caminhões seriam multados se trafegassem com esses veículos.
A polêmica com todas essas proibições virou uma verdadeira confusão principalmente envolvendo os proprietários de caminhões com essas configurações já que teriam que gastar mais dinheiro para desfazer as mudanças o que geraria um grande prejuízo.
Tentando algum Norte com os órgãos de trânsito, foram perdoadas as multas recebidas desde 1978, porém em 1980 o caminhão foi tido como fora da lei e as multas continuaram a serem aplicadas.
Cada vez mais em desuso, caminhões não sofreram mais mudanças para ter os três eixos, mas ainda é possível encontrar veículos com essas configurações mesmo que não estejam regularizados.
Atualmente o Contran autoriza apenas veículos articulados com mais de 29 toneladas de peso bruto total.
Os tendens foram taxados como perigosos por bastante tempo, porém não houve um estudo a fundo do departamento Nacional de estradas sobre o caso. Veja um pouco mais sobre os veículos com configurações de três eixos no canal do YouTube apaixonados por estrada.
Redação – Brasil do Trecho