Um sistema de detectação de fadiga detecta sinais de cansaço extremo e alerta o caminhoneiro por meio de alarmes sonoros e visuais. O objetivo é chamar a atenção do motorista para a sua condição, incentivando-o a tomar uma pausa e descansar para evitar acidentes causados por sonolência ou falta de atenção na estrada.
Geralmente, eles funcionam usando tecnologias como:
Em qualquer caso, se o sistema detectar sinais de fadiga, é comum alertar o profissional, em alguns casos até por meio de vibrações do assento.
Mas é importante destacar que, mesmo com a tecnologia avançada, os sistemas de fadiga não devem ser considerados substitutos para práticas de condução seguras e responsáveis. O caminhoneiro deve estar atento às condições de estrada e ao seu próprio estado físico e mental durante a viagem.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário