Por que o dia dos caminhoneiros é comemorado três vezes durante um ano?

Caminhoneiro reunidos
Caminhoneiros reunidos em pátio de estacionamento. Foto: reprodução

Os profissionais das estradas são tão agraciados que os dias 30/06, 25/07 e 16/09 possuem datas comemorativas em sua homenagem. Ter um dia para chamar de seu existente no calendário só é reservado para profissões e datas comemorativas muito honrosas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Tiradentes, Dia do Professor, e com os caminhoneiros não seria diferente.

Os profissionais das estradas são tão agraciados que três datas do ano foram escolhidas para comemorar o Dia do Caminhoneiro: 30/06, 25/07 e 16/09. Na última sexta-feira (30), foi comemorada a primeira data do ano escolhida para os caminhoneiros. Cada data tem uma motivação específica para celebrar os profissionais das estradas. Vejamos abaixo:

• 30/06

O ex-governador de São Paulo, Francisco Montoro, oficializou o Dia do Caminhoneiro por meio da Lei Nº 5.487, comemorando o dia do profissional das estradas no estado. Apesar da data ser oficial apenas em São Paulo, vários caminhoneiros comemoram o dia em outros lugares do Brasil.

• 25/07

Essa data é marcada pelo Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e os condutores de veículos, de forma popular, decidiram que também seria um dia para homenagear os motoristas em geral, incluindo os caminhoneiros.

• 16/09

O ex-presidente da República, José de Alencar, decretou por meio da Lei Nº 11.0927 o dia 16 de setembro como Dia do Caminhoneiro em âmbito nacional, parabenizando os profissionais das estradas e reconhecendo a sua importância.

Com várias datas em homenagem aos caminhoneiros, eles apenas desejam que seus direitos sejam respeitados e que a categoria tenha o reconhecimento necessário em termos de salários, infraestrutura de estradas, locais de parada e respeito pela profissão.

Portanto, no dia de comemorar esses profissionais essenciais para o transporte e desenvolvimento do país, valorize e reconheça a importância dos caminhoneiros. Eles são verdadeiros heróis das estradas!