Foto: Reprodução / Internet
A empresa teve início em 1900 e conseguiu superar todas as adversidades sem encerrar suas operações, tornando-se hoje uma das mais importantes no setor de transporte rodoviário de cargas.
Hoje vamos explorar a história de uma das maiores fabricantes de caminhões em todo o mundo. Ela é responsável por montar e fornecer aos motoristas, donos de transportadoras, produtores rurais e mineradores, as máquinas mais pesadas e robustas do planeta. Alguém se atreve a adivinhar?
Se você respondeu que é a fabricante sueca Scania, acertou em cheio. A empresa teve seu início em 1900 e conseguiu enfrentar todas as dificuldades sem encerrar suas atividades, tornando-se hoje uma das principais figuras no setor de transporte rodoviário de cargas.
Em 1896, uma subsidiária da fabricante inglesa Hamber decidiu estabelecer uma fábrica na Província de Skåne, na Suécia, com foco inicial na produção de bicicletas.
No início dos anos 1900, a fábrica continuava a produzir apenas bicicletas, até que em 1900, com a independência da empresa Skåne, foi lançado o primeiro veículo comercializado: o Scania A1.
Essas mudanças também trouxeram uma nova denominação à empresa, que passou a se chamar Scania, variante em latim do nome anterior da marca.
Em 1910, foi estabelecido um novo segmento sob o nome Scania Vabis, mantendo a atuação no ramo de automóveis e caminhões. No entanto, veio um evento inesperado: a Primeira Guerra Mundial, que paralisou o mundo.
Nesse momento, a fabricação concentrou-se em veículos utilizados na guerra, interrompendo temporariamente a produção de automóveis.
As vendas diminuíram significativamente devido à recessão global, levando à falência da Scania Vabis.
Nesse período, surgiu o engenheiro John Guimarães Lindmark, que decidiu ressuscitar a empresa, reconstruindo-a do zero e, principalmente, retomando as vendas.
Ele contou com a ajuda de outro colega, August Leander Nilsson, que anteriormente trabalhava na Scania Vabis. A partir daí, o renascimento da empresa teve início. O primeiro caminhão produzido nessa nova fase foi o modelo 314, com capacidade de carga de uma tonelada e meia e motor a gasolina.
Tempos posteriores trouxeram a autorização para fabricar veículos já estabelecidos no mercado, sendo lançado o primeiro modelo apelidado de ‘bulldog’.
No entanto, nem tudo foram conquistas. Em 1934, a empresa enfrentou uma crise que representou o último período de prejuízo capaz de encerrar sua existência.
A partir desse momento, a empresa evoluiu significativamente para se tornar a Scania que conhecemos atualmente, com o foco em comercializar e fabricar caminhões a diesel.
A empresa lançou o modelo 355, que foi o primeiro veículo de cabine avançada, incluindo a versão de 3 eixos e cabine leito.
Em 1936, foi apresentado o primeiro veículo a diesel, o D16641, equipado com um motor de 6 cilindros, capacidade de 7,7 litros e potência de 120 cavalos.
A empresa expandiu rapidamente no mercado e se destacou com modelos lendários como o Scania LK 140, o L111, o T112 e o K10.
Redação – Brasil do Trecho
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