Uma péssima notícia para quem precisa do diesel como os caminhoneiros para trabalhar, já está faltando combustível em alguns postos do Estado de Minas Gerais.
A falta inesperada do líquido vem após a Petrobras não está conseguindo suprir toda a demanda do Brasil e as distribuidoras e empresas não estarem conseguindo comprar de fora do país por o preço está muito alto.
Algumas transportadoras já não estão conseguindo abastecer seus caminhões como antes e veículos estão tendo que ficar parado dentro do pátio das empresas por não terem combustível suficiente para rodar.
Após o fim da política de paridade de preços de importação (PPI) algumas empresas não estão conseguindo ter facilidade em importar combustível do mercado externo por não compensar devido ao altíssimo preço, e dentro do país a Petrobras não consegue suprir a demanda nacional.
Com a antiga política de paridade de preços as empresas conseguiam um valor bem mais em conta para importação e mesmo com a Petrobras não dando conta em sustentar o mercado brasileiro, o combustível que vinha de fora supria o que faltava.
Para se ter uma ideia do antes e depois da paridade de preços dos combustíveis, a diferença do valor está chegando a 80 centavos a mais do que antes na importação, chegando muito mais caro no mercado nacional.
Conforme dados da (Abicom) Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis a defasagem do Brasil em relação ao mercado internacional é de 22%.
Todo setor de combustível já sente nas costas a falta do diesel, não apenas a Petrobras como grandes empresas conhecidas do público como Shell e Ipiranga que já não conseguem atender os seus clientes como antes.
A solução adotada temporariamente é que os serviço básicos terão prioridades para serem abastecidos como as empresas de coleta de lixo e hospitais.
A única solução definitiva vista pelo sindicato é que a política de paridade de preço de importação volte já que a Petrobras não consegue segurar os valores dos combustíveis no mercado nacional.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário