Caminhonete

Veja como a JEEP conquistou o BRASIL nos anos 50

Atender a segunda guerra mundial foi um dos motivos da criação do jeep

Um dos veículos mais lendários e que ainda ocupam espaço na atualidade do nosso país é o Jeep. O veículo é excelente e a fama de dar conta do recado fora das estradas faz com que ele faça parte da rotina de muitos até os dias atuais.

Apesar de serem criados ainda no início do século XX, os jeeps não tiveram grande visibilidade no Brasil de imediato e só foram importados os primeiros veículos a partir dos anos 40.

Em meados da metade dos anos 50, a Willys-Overland, responsável por criar os veículos da Segunda Guerra Mundial, decidiu fabricar o Jeep Universal no Brasil em sua instituição no país.

O veículo foi criado para atender as demandas da segunda guerra mundial onde foi necessário um automóvel capaz de suportar viagens em estrada sem asfalto e íngremes.

Na época em que o modelo chegou ao Brasil, o país possuía pouquíssimas rodovias asfaltadas e o que predominava eram estradas de chão, então o Jeep viria bem a calhar para as necessidades do Brasil em relação ao transporte terrestre.

Tudo começou com o Jeep CG e após ele, vieram os modelos Jeep Truck e Station Wagon que deram continuidade as características do veículo continuando com o seu sucesso de vendas.

Hoje o Station Wagon é mais conhecido em solo brasileiro como Willis Rural e a versão caminhonete do Jeep criada nos anos 50, batizada de pick up.

Alguns anos depois a Ford acabou assumindo o comando da Willys-Overland e fez algumas mudanças como rebatizamento de veículos onde o pick up passou a ser chamado F-75.

Vídeo: Veículos & Histórias

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto