A Mercedes-Benz alcançou um feito histórico com o GenH2; o protótipo completou uma viagem de 1.047 quilômetros com apenas uma única carga de hidrogênio, sem emitir nenhuma partícula de CO₂. Equipado com tanques de hidrogênio líquido, o caminhão é alimentado por um sistema de célula de combustível e possui um Peso Bruto Total (PBT) de 40 toneladas.
O hidrogênio utilizado é de origem renovável e, segundo a Mercedes, foi produzido com biometano certificado. “O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada. Provamos isso de forma impressionante, ao ultrapassar mil quilômetros com um único abastecimento”, disse o chefe de tecnologia da Daimler Truck, Andreas Gorbach.
A viagem do Mercedes-Benz GenH2 foi da cidade de Worth a Berlim, capital da Alemanha, e durou menos de 24 horas. Ele partiu na tarde de 25 de setembro e chegou na manhã do dia 26. Totalmente abastecido e em condições reais de circulação, o protótipo completou o trajeto sob a inspeção do órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.
O hidrogênio utilizado no caminhão estava na forma líquida, e devido à maior densidade de energia em comparação com o hidrogênio gasoso, foi possível transportar mais combustível, aumentando a autonomia e permitindo um desempenho semelhante ao de um modelo movido a diesel.
Os primeiros protótipos do caminhão movido a hidrogênio da Mercedes estão sendo submetidos aos testes mais rigorosos desde 2021. A fabricante não informou quando o veículo estará disponível no mercado, mas disse esperar que os clientes testem os primeiros caminhões nos próximos anos.
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