Caminhão

Mercedes-Benz apresenta ao mercado europeu o E-Actros 600

O caminhão elétrico deve ter uma autonomia de 80 km.

Após vários testes realizados durante o mês de junho com o veículo camuflado, o mistério chegou ao fim: o E-Actros 600 foi apresentado pela Mercedes-Benz ao mercado europeu. Além de contar com dois motores elétricos, que entregam 536 cv de potência contínua e um pico de 815 cv, o caminhão dispõe de um novo eixo elétrico de 800 V.

Um ponto negativo no E-Actros 600 é a sua autonomia, que se limita a apenas 80 quilômetros. No entanto, na Europa, onde existem mais carregadores nas estradas, isso talvez não seja um problema. O câmbio de 4 velocidades também causa estranheza, uma vez que os caminhões geralmente possuem 12 velocidades.

Nova cabine

Segundo a fabricante alemã, a nova cabine projetada para o modelo elétrico proporciona uma melhoria de 9% na resistência ao ar em comparação com o Actros movido a diesel.

Baterias e carregamento

Ele é equipado com três baterias com tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio. O número 600 refere-se à capacidade da bateria em kWh, e serão três baterias no total, com capacidade de 600 kW de potência (aproximadamente 815 cv). As baterias são conhecidas por sua longa vida útil, e a Mercedes garante que terão 80% de energia restante após 19.000 quilômetros percorridos e 10 anos de uso. O tempo de carregamento total das baterias é de 1 hora.

Valor do novo Actros E-600

De acordo com a revista Proffs, o caminhão custa o dobro da versão a diesel comercializada na Alemanha. No entanto, a Mercedes justifica que os transportadores irão perceber a diferença na economia com o diesel. Neste ano, será comercializado o cavalo-mecânico 4×2, e a produção em massa deve começar no final de 2024.

João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto