Caminhão

Veja cinco caminhões antigos que superam os novos

Apesar de serem antigos, eles ainda conseguem cumprir seu papel.

Hoje, vamos dar continuidade a uma matéria que já foi publicada aqui no Brasil do Trecho, falando sobre cinco caminhões antigos que superam os novos.

Alguns desses veículos foram fabricados ainda no século XX, mas continuam se destacando por sua durabilidade e versatilidade, entregando o que foi prometido, mesmo nos dias de hoje.

Aqui estão os cinco veículos:

  • Scania 111

O Scania 111 chegou ao Brasil em 1975 e ficou popularmente conhecido como “jacaré” devido ao visual de sua cabine. O veículo entregava 203 cavalos de potência a 2200 RPM e, na versão turbinada, chegava a 296 cavalos a 2200 RPM. O “jacaré” é lendário e conquistou seu espaço no mundo dos caminhões no Brasil.

  • Volvo EDC 360

O Volvo EDC foi um dos primeiros a se adequar às normas Euro 2 e ajudou a popularizar os motores de gerenciamento. O veículo possui dois tanques, cada um com capacidade para 300 litros de combustível, e entrega 360 cavalos de potência. Ele também se destacou pela cabine extremamente confortável.

  • Mercedes 2638

Este modelo de caminhão ainda é utilizado até hoje, principalmente para atividades em condições pesadas, como no ambiente rural e na mineração. Equipado com um motor OM457 com gerenciamento eletrônico e alto desempenho, entregava 380 cavalos a 1900 RPM. O veículo possui versões com leito ou simples, ficando a escolha do cliente.

  • Scania 143

O Scania 143 faz parte da série 3 da fabricante sueca e chegou às estradas brasileiras junto com os modelos 143 e 113. Um dos diferenciais do veículo era o torque máximo obtido em rotações mais baixas, o que fazia com que o caminhoneiro realizasse menos trocas de marcha, melhorando a condução do caminhão.

  • Mercedes 1935

Ele foi o primeiro caminhão pesado bem-sucedido da Mercedes, capaz de gerar 354 cavalos de potência a 2100 RPM. Seu Peso Bruto Total (PBT) era de 45 toneladas, sendo uma grande vantagem na época do seu lançamento, com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. Era muito versátil e podia ser usado em várias aplicações, mas se destacava especialmente em serviços rodoviários.

João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

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João Neto