Caminhoneiro

Conheça o último bicudo da Scania no Brasil

O veículo foi o último da era dos lendários bicudos

Hoje vamos falar sobre o último bicudo da Scania no Brasil. Ele eternizou e completou esse ciclo da marca sueca em nosso país, que na época transitava para os veículos cara chata em solo brasileiro.

O veículo que fechou esse ciclo foi o Scania T124 que representou muito bem o fechamento de uma era de caminhões consagrados como a linha LK que protagonizou a série Carga Pesada, o famoso jacaré, o 111, e o 113, o maior sucesso da fabricante sueca no Brasil.

Para suceder o 113, a Scania decidiu ir com uma nova linha, a linha T, que teve como o primeiro modelo apresentado o modelo 114. Ele apresentava mudanças com a cabine mais largas e mais altas e o motor oferecendo duas potências, 320 e 360 cavalos.

Não alcançando o sucesso esperado como ocorreu com o 113, um outro modelo da linha T chegou ao nosso país. Ele foi o 124 que vinha equipado com motor com três opções de potência, 360, 400 e 420 cavalos.

Os motores com as potências 360 e 400 cavalos tinham uma bomba injetora, enquanto a versão 420 tinha um motor eletrônico DSC 1205, primeira vez usado na Scania, contando com configurações 4×2, 6×2 e 6×4.

Foram lançadas duas versões especiais, a intitulada millenium em comemoração a troca de milênio entre 1999 e 2000. O modelo vinha com a cor vinho metálico e todos os adicionais disponíveis. Podemos citar o banco de couro branco como um exemplo diferenciado.

Em 2001 o segundo veículo da linha de comemoração foi lançado com as mesmas configurações, apenas com a mudança na cor que era um alaranjado, em homenagem à linha jacaré.

Infelizmente essas novidades chegaram ao mercado quando os modelos bicudos já não estavam sendo mais aceitos como antes e acabou sendo o encerramento da linha bicuda da Scania que parou de ser fabricada com este último lançamento, tendo o último veículo produzido no ano de 2005.

Vídeo: Apaixonados Por Estrada
João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto