Conheça a incrível coleção de caminhões da Mercedes-Benz que tem até 1113 zero km

Conheça a incrível coleção de caminhões da Mercedes-Benz que tem até 1113 zero km
Foto: Reprodução / Autoesporte

O acervo é um dos maiores do Brasil

Florianópolis esconde uma extraordinária coleção de caminhões antigos da Mercedes. O proprietário dessa raridade é o Paulo Caçula, um amante dos pesados e ex-caminhoneiro. Tudo começou há dez anos, quando por meio de anúncios na internet, ele deu início ao processo de aquisição dos lendários caminhões.

Hoje, em sua garagem, Paulo armazena dezenas de modelos das décadas de 80 e 90. Dentre eles, o famoso 113, fabricado em 1982 e que ainda leva o status de ser zero km.

Mercedes-Benz L312

O caminhão foi produzido em 1956, sendo um dos primeiros caminhões da montadora alemãs no Brasil e o primeiro movido a diesel. É quase impossível encontra um exemplar como esse em tão excelente estado de conservação.

Conhecido pelo apelido de “torpedo” — devido ao formato do capô semelhante a um projétil — O L312 está equipado com um motor diesel OM 312, de 6 cilindros em linha e 4,6 litros. Sua potência é de 112 cv e 27 kgfm de torque. A capacidade de carga denuncia a idade do projeto. São apenas 6 toneladas. Assim, o veículo precisou ser restaurado; por isso, alguns dos acessórios não são originais de fábrica.

Mercedes 1113 zero km

Um dos destaques na coleção é o Mercedes-Benz 1113, que chama atenção por ter sido fabricado em 1982 e ainda ser um veículo zero km. Apesar de ter rodado 2.600 km, ele nunca foi utilizado para o trabalho.

O exemplar dispõe de um motor de 6 cilindros, com 5,7 litros, 137 cv e 37 kgfm. Assim, o caminhão brilha na garagem do Paulo, como uma verdadeira obra de arte. Entrar na cabine do 1113 é voltar 41 anos no tempo e reviver os primórdios da história do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Para conhecer outros modelos e detalhes de um dos maiores acervos de caminhões da Mercedes-Benz no Brasil, assista o vídeo abaixo.

YouTube video
Vídeo: Autoesporte