Caminhão solar da Scania promete redução de 40% no consumo de combustível

Caminhão solar da Scania promete redução de 40% no consumo de combustível
Foto: Reprodução / Scania

A fabricante sueca Scania desenvolveu um reboque de transporte inovador equipado com painéis solares, oferecendo uma potencial solução para descarbonizar os caminhões já existentes.

Na Europa, o setor de transporte é responsável por aproximadamente 25% das emissões de carbono do continente, sendo uma parcela considerável proveniente de veículos de transporte pesado.

Entendendo que os caminhões têm uma vida útil média de 15 a 20 anos, substituir todos os veículos antigos por modelos mais eficientes não é uma opção prática.

Diante desse desafio, a Scania busca alternativas, explorando opções como caminhões movidos a energia solar.

Eric Falkgrim, líder em tecnologia para design de veículos na Scania, compartilhou em entrevista ao portal de notícias Euro News: “Estamos explorando todas as opções, incluindo caminhões movidos a energia solar. Se a eficiência aumentar e os custos diminuírem, isso pode se tornar uma opção viável.”

Caminhão conceito

O conceito envolve um caminhão com duas partes: o trator dianteiro e o reboque traseiro. O reboque foi desenvolvido em colaboração com a Universidade de Uppsala, na Suécia, tendo sido revestido por painéis solares.

Ele pode ser conectado a um trator híbrido, funcionando como uma bateria adicional com capacidade de armazenar cerca de 200 quilowatts-hora, três vezes mais que o trator.

Além disso, o reboque permite carregamento dinâmico, aproveitando a energia solar enquanto o veículo está em movimento.

A equipe da Scania está trabalhando para aprimorar o conceito, transformando o reboque em um veículo elétrico independente. Isso abriria a possibilidade de acoplá-lo tanto a tratores de combustão antigos quanto a modelos híbridos modernos.

Os resultados preliminares indicam uma redução de aproximadamente 40% no consumo de combustível com o uso do trailer solar, mesmo em um país com poucas horas de sol no inverno. Eric justifica a escolha do local de teste, afirmando que “se funcionar aqui na Suécia, funcionará em qualquer lugar”.

Obstáculos a serem superados

Desafios, no entanto, incluem a seleção de painéis solares adequados para uso automotivo, considerando a exposição a sujeira, fuligem e possíveis danos físicos durante o trajeto. A segurança também é uma preocupação, garantindo que em casos de acidente, não haja riscos de curto-circuito nos painéis solares.

Eric enfatiza a necessidade de cuidados específicos para expandir essa tecnologia, destacando a importância de considerar esses aspectos para garantir o sucesso e a segurança dessa inovação.