Caminhão

Homens não seguem limite de pbt de caminhão e carga destrói carroceria do veículo

Tentaram colocar 10 toneladas em um veículo ano 1967 que comportava apenas cinco

Uma das principais regras a serem consideradas na aquisição de qualquer produto, e o caminhão não é exceção, refere-se às especificações estabelecidas pelo fabricante.

No caso dos caminhões, o fabricante é responsável por testar o veículo, avaliar sua capacidade de armazenamento, velocidade e outros fatores para garantir a segurança em suas operações.

Mesmo nos modelos mais antigos, que possuem tecnologia mais antiquada e cujo projeto não comporta altos índices de velocidade e, principalmente, de peso, é essencial seguir as orientações do manual.

O carregamento de caminhões antigos deve respeitar os limites de PBT (Peso Bruto Total) e PBTC (Peso Bruto Total Combinado), sem ignorar esses fatores. Contudo, alguns indivíduos decidiram carregar um aglomerado de pedras, pesando 10 toneladas, em um caminhão SR 114 Bucegi, fabricado em 1964.

Apesar de ser um veículo antigo, o caminhão é robusto e desempenha suas funções com eficácia ao longo do tempo. No entanto, suas especificações indicam um limite de peso de carga de até 5 toneladas.

O que você acha que aconteceu quando o caminhão foi carregado com 10 toneladas? A resposta é simples: ele literalmente “quebrou”.

O veículo não suportou o tamanho e peso excedentes, resultando em danos significativos à carroceria e ao chassi. Assista ao vídeo abaixo e lembre-se: sempre leia o manual do seu caminhão.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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