Caminhoneiro

Fiscalização ambiental revela crimes de emissão veicular em Mato Grosso

Quatro veículos de carga flagrados em desacordo com a Lei de Crimes Ambientais

Na última segunda-feira (18/03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduziu uma fiscalização ambiental nos municípios de Cáceres e Poconé, em Mato Grosso, com foco nas emissões veiculares. Durante a operação, quatro caminhões foram surpreendidos cometendo crime ambiental, liberando resíduos gasosos em desacordo com o Art. 54, parágrafo 2º, inciso V da Lei de Crimes Ambientais.

Em apenas 10 minutos de fiscalização em Cáceres, os três primeiros caminhões abordados apresentaram irregularidades no funcionamento do Sistema SCR (Selective Catalytic Reduction). Esse sistema é responsável pelo tratamento dos gases de combustão através do aditivo conhecido como “Arla-32”.

Dois dos caminhões estavam com o aditivo Arla-32 adulterado, conforme verificado com o reagente químico “negro de eriocromo-t”. O terceiro veículo estava com a bomba injetora do aditivo queimada e trafegava com o tanque de Arla-32 vazio.

Todos os veículos exibiam o aviso de “altas emissões” ativo no painel, evidenciando a negligência das empresas responsáveis em realizar a manutenção. O quarto veículo abordado utilizava Diesel S500, combustível proibido para veículos produzidos a partir de 2012.

A PRF destaca que, apenas em 2024, quase 30 veículos foram flagrados em Rondonópolis/MT cometendo crimes relacionados à emissão poluidora. Veículos que circulam sem o uso regular do Arla podem poluir até 5 vezes mais do que aqueles que o utilizam. Além disso, o Diesel S500 é 50 vezes mais nocivo que o Diesel S10, combustível regulamentar para a frota de caminhões fabricados a partir de 2012.

Apreensão de Veículos

Os caminhões flagrados cometendo este crime são apreendidos conforme o Art. 25° da Lei de Crimes Ambientais e ficam à disposição do Ministério Público e do IBAMA para as devidas providências. Essas ações de fiscalização são cruciais para proteger o meio ambiente e garantir que as leis ambientais sejam cumpridas.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

5 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

5 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

5 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

5 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás