PRF apreende madeira ilegal em Balsas, Maranhão

PRF apreende madeira ilegal em Balsas, Maranhão
Foto: Reprodução / PRF

Os agentes encontraram divergências na documentação da carga

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação bem-sucedida na última terça-feira (12), apreendendo uma carga ilegal de madeira nativa no município de Balsas, Maranhão. O caminhão foi interceptado pela equipe da PRF no quilômetro 396 da BR-230.

Inicialmente, a carga foi declarada como sendo apenas caixas de plástico, mas para surpresa dos agentes, a madeira da espécie Hymenaea courbaril estava escondida sob as caixas.

Embora o motorista tenha fornecido documentos relacionados ao transporte e à carga, que foram inicialmente verificados como autênticos, foram encontradas divergências significativas na quantidade de madeira declarada. Enquanto os documentos indicavam 18 m³, a inspeção revelou que na verdade o caminhão transportava mais de 21 m³ de madeira, originária de um município no estado do Pará.

Diante dessas constatações, os documentos foram considerados inválidos, configurando crime ambiental conforme o artigo 46 da Lei nº 9605/1998.

O motorista foi autuado e assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitado.

Tanto a carga quanto o caminhão foram apreendidos e estão sob a guarda do órgão ambiental competente local.