Caminhão

Apreensão de mercadorias irregulares na BR-153

PRF intercepta transporte de carga com excesso de peso e documentação fiscal incompleta

Na tarde de segunda-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma apreensão significativa de mercadorias transportadas sem a documentação necessária no município de Guaraí–TO.

Durante uma fiscalização no km 332 da BR-153, a equipe da PRF ordenou a parada de um caminhão Volvo FH 540 6x4t, que tracionava três semirreboques e transportava uma carga de piso. O veículo, originário da cidade de Santa Gertrudes–SP, tinha como destino Paragominas–PA.

Ao solicitar a documentação dos veículos, a habilitação do motorista e os documentos fiscais da mercadoria transportada, foram apresentadas apenas algumas documentações auxiliares da carga, mas sem os manifestos dos documentos fiscais.

De acordo com a PRF, foi constatado que o conjunto veicular estava transitando com um excesso de peso de 29.836 kg sobre o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) permitido para a combinação (74 toneladas) e com excesso sobre a Capacidade Máxima de Tração (CMT) (80 toneladas) em 23.836 kg.

Diante das irregularidades, o conjunto veicular foi removido ao pátio para a realização de transbordo da carga excedente de 29.836 quilos e a regularização do recolhimento de tributos. A mercadoria foi encaminhada para a Secretaria da Fazenda do Tocantins para os procedimentos cabíveis.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto