
Foto: Reprodução / PRF
Um caminhoneiro foi detido após apresentar uma autorização especial de transporte (AET) irregular na última quarta-feira (10) em uma fiscalização no município de Itaberaba, Bahia. Os policiais abordaram a carreta na rodovia e solicitaram a documentação referente ao transporte.
Foi apresentada uma autorização especial de trânsito que se faz obrigatória no caso do tráfego de veículos com no mínimo 25 metros de comprimento.
Após medirem o conjunto veicular que transportava mais de 51 toneladas de soja em grãos, os policiais constataram que as informações contidas na AET apresentavam divergências. No documento, estava escrito que o conjunto veicular possuía 26 metros, porém a medição demonstrou que a informação era falsa.
Esse tipo de atitude é comum quando o interesse é aumentar o PBTC (Peso Bruto Total Combinado), permitindo assim levar mais carga fora do limite determinado pelo fabricante. A ação é caracterizada como crime de falsidade ideológica, conforme previsto no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.
O motorista, de 28 anos, foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Macaúbas, Bahia, para prestar esclarecimentos.
Esta postagem foi publicada em 17 de julho de 2024 09:06
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário