O motorista foi envenenado pelo CO2 e acabou morrendo
Um caminhoneiro de 61 anos dormiu durante a noite na beliche do caminhão e, ao acordar no dia seguinte, enquanto caminhava até o edifício principal do terminal da transportadora, percebeu que algo estava errado.
O motorista teve muita dificuldade para abrir a porta do banheiro, e o caminhoneiro assistente percebeu que ele precisava de ajuda.
Ao perguntar se o motorista precisava de ajuda médica, ele acenou que sim, e seu colega decidiu chamar o socorro médico emergencial.
O caminhoneiro parecia estar muito desorientado e apresentava sinais de falta de ar, tontura e dificuldade para se locomover corretamente.
Um dos gerentes do local e o colega do motorista foram até o banheiro após chamarem a emergência e viram que o motorista havia se trancado lá dentro e se recusava a sair.
Após o motorista abrir a porta, ele concordou em ir até o lounge dos funcionários, mas os sintomas haviam se agravado. Ele apresentava pele pálida, dor nas costas, dor de cabeça e estava com grande dificuldade para respirar, além de estar suando frio.
Os socorristas chegaram e levaram o motorista para o hospital, mas ele não resistiu e morreu logo depois.
Após o relatório sobre a causa da morte do caminhoneiro, foi constatado que ele morreu vítima de envenenamento por monóxido de carbono.
Após a inspeção do veículo do motorista, não foi encontrado nenhum vazamento de escape ou quantidade significativa de CO na cabine. No entanto, provavelmente ele foi envenenado pelo fogão de butano de um queimador, o único ponto encontrado no caminhão.
O caso aconteceu nos Estados Unidos e, infelizmente, teve um final trágico com a morte do caminhoneiro.
É necessário ter cuidado redobrado com a segurança envolvendo CO dentro da cabine. Veja algumas dicas:
Caminhoneiros
- Instale detectores de CO na cabine;
- Saia imediatamente do veículo após o alarme ser acionado.
Empresas
- Desenvolver treinamentos sobre o conhecimento dos motoristas em relação ao CO;
- Proibir o uso de fogões e aquecedores de butano, propano e outros combustíveis dentro da cabine.