Caminhoneiro começou com caminhão velho do pai e conseguiu comprar 8 zero km
Um caminhão antigo deixado pelo pai acabou sendo o começo de uma história que atravessou mais de duas décadas na estrada. O caminhoneiro autônomo Luiz conseguiu comprar oito caminhões zero quilômetro ao longo de cerca de 25 anos, usando principalmente o dinheiro obtido com os próprios fretes.
A história começou em 1994. Na época, Luiz decidiu vender o caminhão usado que havia herdado do pai e usar o valor como entrada para comprar seu primeiro veículo novo. Sem salário fixo e com pouco histórico bancário, ele precisava fazer o caminhão trabalhar para pagar as próprias parcelas.
Segundo informações publicadas pelo Diário de Pernambuco, um gerente do Banco do Brasil, em Rondônia, conseguiu estruturar o financiamento por meio do FINAME. O crédito saiu no nome do próprio caminhoneiro.
A partir daí, Luiz passou a trabalhar com uma regra simples: primeiro pagar as despesas da operação e depois colocar boa parte do dinheiro restante dos fretes no financiamento. Durante os períodos em que tinha parcelas para pagar, evitava aumentar os gastos pessoais.
As trocas foram acontecendo aos poucos. Depois do primeiro caminhão novo, vieram veículos adquiridos em 1998, 2001, 2008, 2010, 2014 e 2019. No total, foram oito caminhões zero km comprados durante aproximadamente 25 anos de trabalho.
O caminhão usado também ajudava na compra seguinte. Luiz vendia o veículo anterior, usava o dinheiro para dar uma entrada maior e financiava o restante, normalmente em prazos entre 36 e 60 meses.
Nos últimos anos, porém, ele resolveu frear as trocas. Com caminhões novos mais caros e o valor dos fretes nem sempre acompanhando esse aumento, Luiz avaliou que assumir outro financiamento poderia deixar de compensar.
Comentários
0