Caminhoneiro

Conheça um pouco da trajetória do caminhão Agrale TX, com motores a álcool e diesel de dois cilindros

A linha foi uma novidade na época, mas teve a produção interrompida cedo

O veículo foi lançado em março de 1982 para ser o primeiro caminhão em série da empresa. O TX era equipado com câmbio de quatro marchas em motor diesel de 2 cilindros e linha de 1.3 litros que poderia chegar até 36 cavalos brutos.

O veículo levava itens modernos para época como sua cabine avançada que era feito de plástico reforçado com fibra de vidro, além do sistema de frenagem que tinham tambores nas quatro rodas e um tanque de combustível de exímios 50 litros.

O caminhão possuía um eixo traseiro com rodado simples que comportava apenas uma tonelada de capacidade de carga, devido também a sua baixa potência que não permitia carregamento mais pesado.

Após ser atualizado tendo duas novas versões, o Agrale TX contou com diferenciais. O veículo já pode ter sido comercializado na versão TX 200 com motor Chevrolet de 4 cilindros de 2.5 litros movido a álcool e tem a capacidade de ir até 1.200 kg além de 90 cavalos de potência.

A segunda opção era chamada galite X 1600 equipada com motor a diesel de 3 cilindros entregando 63 cavalos de potência e podendo ter o carregamento de até 1.600 kg.

O problema foi que mesmo com tantas novidades, o caminhão Agrale TX durou pouco tempo no mercado e a produção acabou sendo encerrado em 1984. Então, apesar de boa, a trajetória foi curta, mas marcou a linha Agrale.

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João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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