Dicas para motorista

Calibragem correta para cada tipo de pneu

Manter os pneus do seu veículo na calibragem ideal é essencial para garantir segurança, economia de combustível e prolongar a vida útil dos pneus. Neste tutorial, você vai aprender como calibrar corretamente os pneus de carros, motos, bicicletas e caminhões.

Tipo de VeículoTamanho do PneuCalibragem Sem Carga (PSI)Calibragem Com Carga (PSI)Observações
Carros de Passeio175/70 R1330-3234-36Ideal para hatchbacks e sedãs compactos.
185/65 R1530-3234-36Pressão equilibrada para economia e conforto.
205/55 R1632-3436-38Comum em sedãs e SUVs compactos.
SUVs e Pickups215/65 R1632-3438-40Boa performance em terrenos mistos.
225/55 R1834-3640-42Pneus maiores requerem mais pressão.
Motos90/90 R18 (dianteiro)28-3030-32Ideal para motos urbanas.
120/70 R17 (traseiro)32-3436-38Com garupa, ajuste para maior estabilidade.
Bicicletas26×2.0 (MTB com cravos)30-50Pressão menor para maior aderência em trilhas.
700x25c (Speed)90-130Alta pressão para velocidade em asfalto.
Caminhões e Ônibus275/80 R22.585-95100-120Verifique o peso máximo da carga.
295/80 R22.590-100110-120Calibrar sempre com pneus frios.

Por que a calibragem é importante?

  • Economia de combustível: Pneus descalibrados aumentam o consumo.
  • Maior segurança: Pneus com pressão incorreta podem causar perda de aderência ou instabilidade.
  • Durabilidade dos pneus: A calibragem certa evita desgaste irregular.

Antes de começar, sempre confira as instruções do fabricante no manual do veículo ou na etiqueta localizada na porta do motorista ou no próprio pneu.

Calibragem para Pneus de Carros

A calibragem varia conforme o modelo do veículo e a carga transportada. Veja exemplos:

  • Carros de passeio:
    • Sem carga: 30-32 PSI (aproximadamente 2,1-2,2 bar).
    • Com carga: 35-36 PSI (2,4-2,5 bar).
  • SUVs e veículos maiores:
    • Sem carga: 32-34 PSI (2,2-2,3 bar).
    • Com carga: 36-40 PSI (2,5-2,7 bar).

Dica: Verifique a calibragem dos pneus, inclusive o estepe, a cada 15 dias ou antes de viagens longas.

Calibragem para Pneus de Motos

A calibragem em motos depende do tipo de uso:

  • Motos de uso urbano:
    • Pneus dianteiros: 28-30 PSI (1,9-2,1 bar).
    • Pneus traseiros: 32-34 PSI (2,2-2,3 bar).
  • Motos de estrada ou com garupa:
    • Dianteiros: 30-32 PSI (2,1-2,2 bar).
    • Traseiros: 34-36 PSI (2,3-2,5 bar).

Dica: Se a moto for usada com frequência em estradas, mantenha os pneus levemente mais cheios para suportar o calor gerado.

Calibragem para Pneus de Bicicletas

O tipo de pneu e o peso do ciclista influenciam na calibragem:

  • Bicicletas urbanas: 50-70 PSI (3,4-4,8 bar).
  • Mountain bikes (MTB):
    • Pneus com cravos: 30-50 PSI (2,0-3,4 bar).
  • Bicicletas de estrada (speed): 80-130 PSI (5,5-9 bar).

Dica: Quanto maior a pressão, menor será o atrito com o solo, mas atenção para evitar desconforto em terrenos acidentados.

Calibragem para Pneus de Caminhões e Ônibus

A pressão ideal para veículos pesados depende da carga e do eixo:

  • Caminhões vazios: 85-95 PSI (5,8-6,5 bar).
  • Caminhões carregados: 100-120 PSI (6,8-8,3 bar).
  • Ônibus: 90-110 PSI (6,2-7,5 bar).

Dica: Use um calibrador de alta precisão, pois a variação de pressão pode comprometer a estabilidade com cargas pesadas.

Passo a Passo para Calibrar Pneus

  1. Consulte a pressão ideal: Verifique no manual do veículo ou na etiqueta do pneu.
  2. Use um medidor de pressão: Certifique-se de que o medidor esteja calibrado.
  3. Verifique a pressão: Com os pneus frios, conecte o medidor à válvula de ar.
  4. Adicione ou libere ar: Ajuste conforme necessário.
  5. Repita o processo: Faça isso em todos os pneus, incluindo o estepe.

Quando verificar a calibragem?

A cada 15 dias.

  • Antes de viagens longas.
  • Quando houver variações bruscas de temperatura (o ar se expande ou contrai).

Manter a calibragem correta não é apenas uma questão de segurança, mas também de economia e conforto. Faça disso um hábito e aproveite uma direção mais tranquila e eficiente!

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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João Neto