Foto: Reprodução / Canal do instrutor
Com o diesel em alta e o custo do transporte rodoviário pressionado, uma pergunta se tornou cada vez mais comum entre caminhoneiros, empresários e até curiosos: afinal, quanto custa encher o tanque de um caminhão hoje no Brasil?
A resposta depende de vários fatores, como o tipo e o porte do caminhão, a capacidade do tanque e o preço do combustível em cada região. Mas uma coisa é certa: o valor não é nada barato — e isso tem afetado diretamente o bolso de quem vive da estrada.
Neste artigo, explicamos em detalhes quanto custa abastecer diferentes modelos de caminhões em 2025 e como isso impacta o setor de transporte.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do diesel S-10 no Brasil em abril de 2025 é de R$ 6,29 por litro.
Vale lembrar que esse valor varia por região e tipo de posto (comercial, bandeira branca, rodovia, urbano, etc.). Em estados como Acre e Mato Grosso, por exemplo, o litro pode ultrapassar R$ 7,00, enquanto em São Paulo e Goiás, o preço médio tende a ficar abaixo da média nacional.
Veja a estimativa da capacidade média de combustível dos principais tipos de caminhões utilizados no transporte brasileiro:
Tipo de caminhão | Capacidade média do tanque | Exemplo de modelo |
---|---|---|
Caminhão leve (3/4) | 80 a 120 litros | Mercedes-Benz Accelo 1016 |
Caminhão médio | 150 a 250 litros | Volkswagen Delivery 11.180 |
Caminhão semipesado | 250 a 400 litros | Mercedes Atego / VW Constellation 17.280 |
Caminhão pesado (cavalo mecânico) | 400 a 600 litros (ou 2 tanques) | Volvo FH 540 / Scania R450 |
Com base no preço médio do diesel a R$ 6,29, aqui está o custo estimado para encher o tanque, por categoria:
Esses valores referem-se ao abastecimento total, o que nem sempre é feito em uma única parada. Muitos motoristas optam por abastecer aos poucos, conforme o trecho e o valor do frete da viagem.
Estudos do setor apontam que o combustível representa entre 35% e 50% do custo total de uma viagem de caminhão, dependendo do tipo de carga e da rota.
O aumento do diesel em 2025 tem gerado insatisfação entre caminhoneiros autônomos, já que o valor dos fretes não subiu na mesma proporção. Em muitos casos, motoristas relatam estar “rodando no prejuízo” ou trocando a profissão por outras alternativas menos onerosas.
Diante desse cenário, transportadores e autônomos buscam estratégias para economizar combustível. Veja algumas delas:
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