Ar condicionado águas lindas. Foto: reprodução
A partir de agora, motoristas cadastrados na plataforma Uber serão obrigados a manter o ar-condicionado ligado durante todas as viagens. A medida atende a uma resolução da Secretaria de Defesa do Consumidor e busca garantir mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários, especialmente em regiões de clima quente.
A nova exigência surge após o crescimento de reclamações por parte dos passageiros. Uma pesquisa recente realizada pela Secretaria de Estado de Defesa do Rio apontou que 85% dos usuários preferem viajar com o ar-condicionado ligado e rejeitam a possibilidade de cobranças adicionais pelo uso do equipamento.
A estudante de Jornalismo Suellem Lima, de 33 anos, relatou uma situação recorrente em Manaus:
“Eu dependo também de ônibus e de Uber. Já peguei várias vezes motoristas em que o sol estava forte e o ar-condicionado não era ligado. Ficava constrangida de pedir”.
A Uber informou, por meio de nota, que o uso de ventilação nos veículos sempre foi uma exigência da plataforma. A empresa reforçou que os motoristas parceiros devem realizar manutenções periódicas para garantir o pleno funcionamento de todos os itens do veículo, incluindo o ar-condicionado.
A 99, principal concorrente da Uber, também orienta que o sistema de climatização seja utilizado em todas as corridas, como parte do compromisso com a experiência do passageiro.
O debate sobre o uso do ar-condicionado em corridas por aplicativo também chegou ao Congresso Nacional. O Projeto de Lei 128/24, de autoria do deputado Marcos Soares (União – RJ), prevê a proibição de cobrança adicional pelo uso do ar-condicionado. A proposta estabelece ainda multa de um salário mínimo para motoristas que descumprirem a norma.
Com a nova regra em vigor, o Procon-AM orienta que os passageiros que se sentirem lesados devem formalizar reclamações. Em casos mais graves, recomenda-se também o registro de boletim de ocorrência.
“O consumidor tem direito a um serviço adequado, seguro e de qualidade. A recusa em ligar o ar-condicionado sem justificativa técnica ou a cobrança indevida é uma prática abusiva, passível de sanções legais”, afirmou o órgão de defesa do consumidor.
A recomendação é clara: não se trata de um luxo, mas de um direito garantido para melhorar a experiência do usuário e preservar o respeito nas relações de consumo dentro dos serviços de transporte por aplicativo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário