Caminhão

GWM inicia testes do primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil

A GWM Hydrogen (subsidiária da FTXT e da Great Wall Motor) começou os testes no Brasil com seu primeiro caminhão movido a célula de combustível (hidrogênio), marcando um avanço para o transporte pesado de zero emissão no país.

O veículo desembarcou no Porto de Santos (SP) e foi encaminhado à fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), onde passa por inspeção técnica e preparativos para rodagem. Ele será apresentado ao público na inauguração da fábrica, agendada para 15 de agosto.

Especificações do caminhão

  • Combina uma bateria de 105 kWh com cilindros que armazenam 40 kg de hidrogênio, usados pelas células de combustível para gerar eletricidade. O único subproduto é água.
  • Aceleração de energia recuperada em frenagens e descidas aumenta a eficiência.

Cronograma de testes

  • Em agosto, engenheiros brasileiros e chineses avaliarão inicialmente a bateria. Os testes com a célula de combustível começam em setembro, em parceria com universidades como a USP, que já dispõe de infraestrutura para abastecimento com hidrogênio de baixo carbono derivado do etanol.
  • As primeiras rodadas ocorrerão em pistas fechadas, sem carga, para testar suspensão, desempenho e segurança. Posteriormente, simulações em condições reais de uso serão conduzidas, considerando clima, altitude e tipo de estrada.

Um passo concreto rumo à descarbonização

  • Este é o primeiro caminhão a hidrogênio do tipo a operar no Brasil, enquanto a China já possui mais de 30 mil modelos similares em circulação.
  • O projeto faz parte do Programa MOVER do Governo Federal e está alinhado com o objetivo global da GWM de neutralizar suas emissões de carbono até 2045. Também contempla acordos com governo de SP, Unifei e USP para promover o ecossistema de hidrogênio verde no país
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

12 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

12 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

12 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

13 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

13 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

13 horas atrás