Código de Trânsito Brasileiro

Muitos erram: caminhão bitruck não exige CNH categoria E

Muita gente acredita que caminhão bitruck só pode ser dirigido por motoristas com CNH categoria E, mas a legislação brasileira mostra outra conjuntura.

A dúvida apareceu até mesmo em um grupo de agentes de trânsito após a foto de um bitruck gerar discussão sobre qual habilitação seria exigida para conduzir o veículo.

De acordo com o artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro, o bitruck entra na Letra C. Isso acontece porque ele é considerado um veículo de carga acima de 3.500 kg, sem necessidade de combinação com reboque ou semirreboque.

A confusão acontece porque muitos caminhoneiros associam o tamanho e a quantidade de eixos diretamente à categoria E, mas essa habilitação só passa a ser exigida quando existe combinação de veículos.

A categoria E vale para veículos que puxam reboque, semirreboque, trailer ou outra unidade acoplada acima de 6 mil kg.

Quer dizer, o bitruck sozinho continua sendo categoria C, mesmo tendo porte grande e mais eixos.

Assista o video:

Já um cavalo mecânico puxando carreta ou rodotrem entra na exigência da categoria E por se tratar de combinação de veículos.

Esta publicação foi modificada pela última vez em 17 de maio de 2026 15:05

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Crise nos ônibus urbanos ganha força em 2026 e fecha abril com 2,4 mil motoristas a menos

O mercado de motorista de ônibus urbano fechou o período até abril com um sinal de alerta para o setor.…

6 horas atrás

Mesmo com falta de caminhoneiros, setor já contratou mais de 18 mil profissionais em 2026

A falta de caminhoneiro continua sendo um dos pontos mais sensíveis para empresas que dependem de carga por caminhão, mas…

6 horas atrás

Caminhão clonado faz caminhoneiro ganhar indenização de R$ 10 mil

Um caminhão clonado terminou em indenização de R$ 10 mil após o dono descobrir que seu veículo havia sido ligado,…

6 horas atrás

Fogo consome quase 30 ônibus em BH e empresas correm para manter linhas rodando

Um incêndio de grandes proporções destruiu 27 ônibus em uma garagem no bairro Dom Cabral, na Região Noroeste de Belo…

7 horas atrás

Projeto de lei pretente zerar IPI de carro para idosos com mais de 60 anos

Um projeto em análise na Câmara dos Deputados voltou a chamar a atenção de quem pensa em trocar de veículo…

14 horas atrás

Postos de combustível não abaixam o valor mesmo após redução de impostos

Gasolina segue pesada no orçamento de quem usa o carro todo dia Mesmo com redução de imposto e cortes anunciados…

14 horas atrás