Noticia do Trecho

Nova lei deve ser lembrada por motoristas

2 minutos de leitura
BOLEIA-DO-CAMINHAO

Ela se faz obrigatória em alguns casos

Uma lei que foi muito divulgada, mas que agora pode ter sido esquecida volta à tona para conscientizar os motoristas do Brasil. A lei N.º 14.071/2020, conhecida popularmente como a lei do farol visou garantir segurança em relação à iluminação nas estradas.

A lei do farol nada mais é do que uma forma de garantir maior visibilidade aos motoristas em rodovias exigindo o uso de faróis baixos durante o dia, principalmente em casos especiais e os obrigando durante a noite.

Para quem dirige em rodovia durante o dia é necessário usar os faróis baixos em todo o período diurno ao trafegar em pistas simples. Se o tráfego for em pista dupla, os faróis ligados são opcionais ficando a critério do bom senso do motorista.

Se o condutor trafegar em uma pista simples ou dupla a noite, saiba que o uso do farol é obrigatório.

Para quem deseja se isentar dessa regra uma tecnologia tem ajudado. No mercado estão disponíveis algumas luzes de condição diurna que automaticamente melhora a visibilidade do motorista a luz do sol fazendo com que o uso de faróis baixos não seja aplicado a quem utiliza esse tipo de luz de dia.

A lei do farol foi criada para conscientizar os motoristas em relação à visibilidade nas estradas, um ponto muito importante para garantir a segurança viária e assim reduzir o número de acidentes.

Sobre o autor

Redatora de transporte aéreo e terrestre desde 2021. Mecânica aeronáutica e administradora de transporte.

Deixe seu comentario