Governo Lula anuncia desconto no diesel e promete reduzir preço nas bombas

O governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou novas medidas para tentar reduzir o preço do diesel no Brasil e diminuir o impacto do combustível no transporte rodoviário e na economia.
Entre as ações divulgadas está a edição de uma Medida Provisória que prevê o pagamento de uma subvenção de R$ 0,32 por litro de diesel para produtores e importadores do combustível. A ideia é que esse valor seja repassado diretamente ao consumidor final, ajudando a reduzir o preço nas bombas.
Além do subsídio, o governo também decidiu zerar os impostos federais PIS e Cofins sobre o diesel, outra medida que deve contribuir para diminuir o custo do combustível em todo o país.
Segundo estimativa do Ministério da Fazenda, as duas iniciativas somadas podem gerar uma redução aproximada de R$ 0,64 no preço do litro do diesel para o consumidor.
O diesel é considerado um combustível estratégico para o Brasil, já que é utilizado principalmente no transporte rodoviário de cargas. Caminhões que percorrem as rodovias do país dependem diretamente desse combustível para movimentar alimentos, produtos industriais e mercadorias.
