El Niño pode piorar crise no campo: especialista alerta para mais dívidas e prejuízos

El Niño chega em momento ruim para o produtor rural
O retorno do El Niño não poderia vir em pior hora para o agronegócio brasileiro. O fenômeno climático, que altera padrões de chuva e seca em várias regiões, chega quando os produtores já enfrentam uma situação financeira delicada. Com margens apertadas, juros altos e um número crescente de recuperações judiciais no campo, o cenário já era complicado antes mesmo da chegada do El Niño.
Impactos do El Niño no agro: mais prejuízos e dívidas
Segundo o advogado Felipe Denk, especialista em reestruturação empresarial, o El Niño tende a piorar ainda mais a situação. Em entrevista ao Mercado & Cia, ele explicou que o fenômeno pode agravar problemas como estiagens prolongadas, atraso no plantio e queda na produtividade. Em algumas áreas, a segunda safra pode até ser inviabilizada, aumentando os prejuízos dos produtores.
Nos últimos anos, os custos de produção subiram muito, especialmente por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou o preço dos fertilizantes. Além disso, os preços de commodities como soja, milho, arroz, feijão e boi gordo caíram, apertando ainda mais as finanças dos produtores. Com menos dinheiro entrando e mais despesas, a chegada do El Niño só piora a crise.
O especialista alerta que, com as margens cada vez mais reduzidas, muitos produtores não têm condições de absorver novos choques. A combinação de custos altos, preços baixos e agora os efeitos do El Niño pode levar a mais endividamento e até a falências no campo.




