Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula 41% em cenário de 2º turno
A nova pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira, 21 de setembro, mostra uma diferença de apenas um ponto percentual entre Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República.
Flávio Bolsonaro aparece com 42% das intenções de voto, enquanto Lula registra 41%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar representam 14%. Outros 3% disseram estar indecisos. Na pesquisa anterior da Quaest, divulgada em 14 de setembro, Flávio também tinha 42%, enquanto Lula aparecia com 40%. Na nova rodada, Flávio permaneceu no mesmo patamar e Lula oscilou um ponto para cima.
A Quaest também colocou Lula diante de outros candidatos em possíveis cenários de segundo turno.
Contra Ronaldo Caiado (PSD), Lula aparece com 41% e Caiado com 39%. Brancos, nulos ou quem não pretende votar somam 16%, enquanto os indecisos representam cerca de 4%.
No confronto com Renan Santos (Missão), Lula registra 41% e Renan tem 38%. Já na disputa com Augusto Cury (Avante), o presidente aparece com 39%, contra 35% de Cury. A diferença fica no limite considerando a margem de erro da pesquisa.
A maior distância entre os cenários testados ocorre contra Romeu Zema (Novo). Nesse caso, Lula registra 46% das intenções de voto e Zema aparece com 32%. Brancos e nulos somam 18%, enquanto 4% estão indecisos.
O levantamento também avaliou o primeiro turno. Lula aparece com 37% e Flávio Bolsonaro com 33%. Augusto Cury registra 6%, Ronaldo Caiado 4%, Renan Santos 3% e Romeu Zema 1%. Pela margem de erro de dois pontos percentuais, Lula e Flávio também aparecem em situação de empate técnico no limite da margem.
Com a eleição se aproximando, temas ligados à economia, inflação, impostos, crédito, mercado de trabalho, combustíveis, logística, agronegócio e indústria automotiva permanecem entre os assuntos presentes no debate político e nas propostas apresentadas durante a campanha.
A pesquisa foi realizada pela Quaest com 2.004 eleitores de 16 anos ou mais, de diferentes regiões do Brasil. As entrevistas foram pessoais e domiciliares e ocorreram entre 17 e 20 de setembro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança informado é de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06004/2026. A pesquisa foi contratada por Globo Comunicação e Participações S.A. e Editora Globo S.A., integrantes do Grupo Globo. O custo registrado foi de R$ 314.628. As fontes públicas consultadas reproduzem os contratantes e o valor do levantamento; o campo específico de origem dos recursos não aparece detalhado separadamente nessas publicações.
Pesquisas eleitorais representam a intenção de voto dos entrevistados no período em que o levantamento foi realizado e não constituem resultado ou previsão do resultado da eleição.
Comentários
0