Greve dos caminhoneiros

Caminhoneiros goianos poderão entrar em greve por conta do preço do diesel

Em São Paulo será realizado um movimento nacional.

Os caminhoneiros reivindicam o fim da política de preços da Petrobras e Lei do Piso Mínimo de Frete

Quase 700 mil caminhoneiros autônomos que atuam em Goiás se reunirão em uma assembleia nacional em São Paulo.

A ideia é debater sobre uma paralisação da categoria e se for confirmada, será considerada a segunda em menos de cinco anos. Em 2018 os efeitos na economia durante dez dias de paralização sem o transporte ocasionou em desabastecimento de alimentos e alta nos preços em todo o país.

O presidente do Sinditac – Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas, Vantuir José Rodrigues, afirma que a situação está insustentável.

No dia 11 de junho ocorrerá a decisão final, em Guarulhos, no interior de São Paulo, mediante ao 6º Encontro Nacional dos Caminhoneiros. O dirigente sindical alerta para o risco de escassez de diesel, pois já é uma realidade em alguns locais e poderá comprometer os preparativos para a plantação de nova safra no estado.

Vantuir comenta que o diesel está faltando em vários lugares e nessa mesma época do ano gasta-se mais devido a preparação da terra para novos plantios e com a política da Petrobras de preços fica pior a situação.

A categoria dos caminhoneiros discutirá além da política de preços da Petrobras sobre os combustíveis, outras quatorze pautas, como o julgamento da constitucionalidade pelo STF – Supremo Tribunal Federal da Lei do Piso Mínimo de Frete e o retorno da aposentadoria especial após 25 anos de contribuição ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, onde o piso deve levar em consideração os custos do óleo diesel, pedágios etc.

Já o governo Federal começa a estudar a possibilidade de racionar o diesel para evitar a falta de óleo no país, que pode já ocorrer a partir deste mês, priorizando o abastecimento de veículos de transportes essenciais, como ambulâncias e transporte de grãos.

A escassez do diesel está relacionada aos problemas das sanções econômicas à Rússia devido a guerra com a Ucrânia e o risco de fechamento temporário das refinarias dos Estados Unidos e Caribe, face ao início da temporada de furacões.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

9 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

9 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

9 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

10 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

10 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

10 horas atrás