Será o fim dos retrovisores dos caminhões?

Foto: Reprodução da Internet

Câmeras oferecem maior campo de visão e melhora a visibilidade à noite.

Veja esse vídeo que mostra a evolução das câmeras e telas digitais no lugar dos espelhos retrovisores

Os espelhos retrovisores digitais prometem ser uma tecnologia permanente e que em breve as fabricantes utilizarão essa funcionalidade normalmente, abolindo de vez os espelhos retrovisores convencionais.

Nada mais é do que a utilização de câmeras acopladas nas laterais de caminhões e de ônibus que contribuem com o aumento da visibilidade, em especial á noite, e aumentam o campo de visão.

Essa tecnologia muda também a aparência dos modelos, tornando-os mais modernos e sofisticados em relação aos modelos convencionais.

A MB – Mercedes Benz foi a que inovou com seu modelo Actros, apresentado na Fenatram – a maior Feira de transportes da América Latina, em 2019, trazendo um caminhão sem retrovisores.

Como a MB, a MAN, DAF, Scania, Volvo, dentre outras marcas, estão substituindo os retrovisores comuns por câmeras e telas digitais, conhecidos como “mirror cam”.

Ao longo do tempo os retrovisores foram evoluindo com funções mais sofisticadas, como a regulagem elétrica, recolhimento, anti  embaçamento, aquecimento, convexos, biconvexos e formatos mais eficientes.

YouTube video

Agora chegou a vez das câmeras e da digitalização total, permitindo maior visibilidade onde não era possível antes, reduzindo também o arrasto aerodinâmico dos espelhos retrovisores convencionais, ganhando em economia de combustível de até 1%.

A nova tecnologia vem para melhorar várias outras situações, como ofuscamentos, ótima visibilidade sob chuva ou neblina, podem se ajustar nas curvas, eliminar pontos cegos, suavizar a luz dos veículos etc.

Confira o vídeo e os incríveis modelos de caminhões! É simplesmente demais!

Redação – Brasil do Trecho