Motores

Qual a diferença do motor 113h para o 112h Scania

Mecânico experiente mostra as principais diferenças entre os dois motores da Scania.

Vídeo visa orientar os apaixonados por Scania em relação às características de cada motor

A Scania é uma empresa sueca, fabricante de caminhões, ônibus e motores a diesel para uso industrial, marítimo e para veículos, além de máquinas agrícolas e para construção civil, produzidos por outras empresas.

A Scania tradicionalmente é uma fabricante de caminhões pesados e extra pesados, embora produza modelos de menor tonelagem também.

A Scania é uma referência no transporte rodoviário de cargas brasileiro e muito disso se deve em parte, pela confiabilidade que seus motores transmitem.

Muitos caminhoneiros sonham em ter um caminhão Scania, não é verdade, em especial, pelo desempenho que seus modelos de motores possuem.

Basta apenas ouvir um motor 112h ou 113h, tema de nossa apresentação, que já se sabe que se trata de um caminhão Scania.

Canal Rador Tavares Mecânico

Mas então, quais são as diferenças entre esses dois modelos de motores 112h e 113h da Scania?

Com simplicidade e a humildade características de nosso apresentador, conhecido como “Rador Tavares” e diga-se de passagem muito experiente e capaz, ele já inicia dizendo que não são muitas as diferenças que ambos os motores apresentam e isso é bom, pois permite upgrades. Apesar disso, ambos os motores possuem algumas características distintas.

Tavares fala sobre o eixo do acoplamento do modelo 112h que possui dois rolamentos e no 113h apenas um rolamento. Possui também uma chaveta que o 113h não têm e tem um parafuso de aperto do cabeçote de diferente tamanho. As regulagens de válvulas são as mesmas.

Já os pistões do motor 112h são menores que o do 113h, isso sim é uma observação de maior notoriedade!

Ele explica que o motor 113h tem mais potência e torque que o motor 112h e por terem características semelhantes, muitos caminhoneiros optam por colocar um kit de motor 113h no motor 112h, com o intuito de ganhar mais potência é como se pudéssemos colocar um kit 1.6 em um motor 1.0.

O modelo 112 era um motor de 11 litros, com potência de 333 cv com intercooler e 305 cv para o motor sem intercooler.

Já os motores usados pelo modelo 113 eram de 11 litros em versões de 310, 320 e 363 cv, além de um V8 com 14 litros, 450 cv.

O caminhão Scania 113H pertence à série 3 lançada em 1991, equipado com o motor DSC11. Esse motor é o resultado de uma evolução constante que o fabricante aplicou no decorrer de décadas e muitos dos componentes que tinham o funcionamento seguro e duradouro foram mantidos. 

A operação de um upgrade utilizando kits do motor 113h no motor 112h é favorecida em virtude das semelhanças entre os dois equipamentos, permitindo receber uma variação de potência maior, sempre que for da vontade do caminhoneiro, mexendo apenas em algumas regulagens, no giclê e na tampa do cabeçote.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto