Lei dos Caminhoneiros

Posto pode expulsar motorista que não abastece?

Essa é uma dúvida de muitos caminhoneiros. Afinal, sou obrigado a abastecer ou consumir algo no posto? Para esclarecer esse assunto, vamos imaginar um restaurante! Caso uma pessoa compareça ao estabelecimento inúmeras vezes e não faça nenhum pedido, provavelmente o dono do lugar irá pedir que o indivíduo se retire.

A mesma lógica se aplica aos postos de combustíveis. Por se tratar de uma instituição privada, o proprietário pode exigir a retirada do caminhoneiro do pátio, caso ele não abasteça ou consuma. Antigamente, era comum parar o caminhão para descansar por alguns minutos ou até mesmo horas nos postos, porém com a alta do combustível, os estabelecimentos sofreram muito com isso e agora priorizam aquele espaço para os seus clientes, o que de fato faz mais sentido. Por isso, caso esteja em uma viagem longa, o recomendado é buscar por algum lugar que permita o descanso necessário, como por exemplo acostamentos.

Contudo, infelizmente ainda não é comum os caminhoneiros encontrarem locais de pausa o que é muito necessário para o cumprimento da lei do descanso. Essa nova norma, estabelece que os caminhoneiros que trabalham com transporte de carga, devem descansar por cerca de meia hora a cada cinco horas rodadas.

Esperamos que as autoridades estudem maneiras de ajudar os motoristas nesse impasse! Se gostou desse artigo, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto