Corolla 2015 ou Honda Civic 2015? qual é o melhor?

Essa é uma excelente disputa e quem ganha na verdade é o consumidor. Esses dois ícones até hoje são disputados no mercado e possuem excelente preço de revenda.

Foto: Reprodução da internet

Esses dois modelos icônicos, possuem qualidades incontestáveis.

Conheça o melhor dos dois modelos

Essa é uma excelente disputa e quem ganha na verdade é o consumidor. Esses dois ícones até hoje são disputados no mercado e possuem excelente preço de revenda. Mas veremos também quais são as outras qualidades que eles possuem.

De um lado o Corolla, modelo XEi, motor 2.0, câmbio automático e do outro um Honda Civic LXR, motor 2.0, câmbio automático, ambos do ano 2015. Em relação ao valor, foi descrito o da época em junho de 2021, sendo o 1º ao valor de R$ 70.144 e R$ 61.246 pela tabela KBB. Já pela tabela Fipe R$ 74.042 e R$ 64.343 respectivamente.

A transferência de propriedade gira em torno de R$ 193,26 em Minas Gerais, mas isso varia de estado para estado. Para troca de placas, se a venda for entre estados, fica em torno de R$ 250,00. Já nesse local o valor do IPVA seria para o primeiro R$ 2.961,68 e R$ 2.573,72, o CRLV 112,40. O Seguro do Corola fica em torno de R$ 3.702,10 e o do Civic R$ 3.217,15.

A depreciação da opção 1 ficou em 0,45% e a da opção 2 em 1,43%. Isso significa que existe uma procura maior pelo Toyota, porém em um cenário que os carros possuem um pouco mais de idade ou tempo de fabricação.

No caso de peças, os dois modelos possuem uma alta confiabilidade entre os brasileiros, veremos então alguns itens que se destacam mais.

Pastilha de freio, que é um componente muito importante para a segurança, o Toyota fica em R$ 199 e para o Honda em R$ 199, ou seja, o mesmo preço coincidentemente. Discos de freio R$ 397 e R$ 320 respectivamente e velas e cabos para o primeiro R$ 680 o kit e para o segundo R$ 249 o kit.

Pneus para os dois modelos é o mesmo tamanho, 205/55/R16 R$ 1.636 os quatro. Óleo de motor do Corola é R$ 211 e o Civic R$ 250. Correias R$ 120 e R$ 91,00. Corrente de distribuição R$ 2.000 e R$ 1.144. Filtro de ar R$ 147 e R$ 218. Filtro de óleo R$ 31 e R$ 41. Filtro de combustível R$ 50,00 e R$ 49,00. Filtro do ar-condicionado R$ 34 e R$ 57. Amortecedores, jogo com quatro fica em R$ 1.446 para o Corola e R$ 1.427 para o Civic.

Os dois veículos possuem de série os equipamentos: direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, vidro elétrico nas 4 portas, trava elétrica, retrovisor elétrico, roda de liga leve, alarme, ar-condicionado, computador de bordo, controlador de velocidade, bancos de couro, aletas ou borboletas de mudança de marchas atrás do volante, airbag duplo, ABS, câmera de ré, cinto de três pontos, apoio de cabeça, farol de neblina, cd, mp3, entrada usb, comandos no volante e isofix.

Exclusivamente no Corola, encontrará: retrovisor interno fotocrômico, 4 airbags, farol de led, gps nativo, tv digital e dvd player. Exclusivamente no Civic, encontrará: farol de acendimento automático

A motorização do Toyota é um 2.0, 3ERFE com comando de válvulas com duplo variador de fase, com 143 cv a gasolina, com 19,4 kgfm de torque e 154 cv no etanol, com 20,3 kgfm de torque, tendo um peso x potência de 8,4 kg por cavalo. Um desempenho muito bom, muito satisfatório na estrada, nas retomadas de velocidade, para o modelo, tendo um peso de 1.295 kg, sendo considerado leve para o porte dele. 

O porta malas é de 470 litros, bom, dentro da média, dando para levar malas e bagagens confortavelmente. O câmbio é o cvt, com 7 marchas, visando o conforto, a eficiência e a economia de combustível, de funcionamento imperceptível, sem trancos. A suspensão dianteira é do tipo Mcpherson, traseira com eixo de torção

A motorização do Honda é um motor 2.0 flex one, R20Zi, com sistema de variador de fase pré-admissão (vtec), tendo 150 cv a gasolina, com 19,3 kgfm de torque e 155 cv no etanol, com 19,5 no etanol. Peso potência de 8,3 kg por cavalo, logo terá uma eficiência bem semelhante em ultrapassagens e retomadas.

A diferença principal é o câmbio automático de 5 velocidades, convencional, mas com trocas bem suaves. O modelo pesa 1.294 kg, com um porta malas de 449 litros, um pouco menor e em virtude do design da carroceria ser um pouco mais esportivo com a caída da traseira, mas ainda assim é considerado um bom porta malas para um sedan médio. O sistema de suspensão é do tipo Mcpherson na dianteira e duplo ar na traseira. 

A suspensão é um pouco mais trabalhada, visando mais esportividade e desempenho, mas na hora da manutenção, as buchas são um pouco mais caras. O motor do Civic tem que ficar atento com a regulagem de válvulas a cada 40 mil km, para que atenda sempre em consumo e eficiência de combustível.

Vejam mais comparativos interessantes neste vídeo incrível.

https://youtu.be/g-KqPi_Hgww

Redação – Brasil do Trecho