Qual a melhor opção, correia ou corrente?

Uma curiosidade de muitos motoristas é se o veículo que possui corrente de distribuição é melhor do que os que usam correia, mas isso não é uma verdade absoluta, veja porque.

Foto: Quatro Rordas

Muitas pessoas acham que o veículo que possui corrente na distribuição é melhor, será?

Veja essa matéria e ao final assista ao vídeo e tire suas dúvidas

Uma curiosidade de muitos motoristas é se o veículo que possui corrente de distribuição é melhor do que os que usam correia, mas isso não é uma verdade absoluta, veja porque.

Um dos motivos que a correia dentada foi usada na indústria foi justamente por seu funcionamento mais suave e silencioso. Os mecânicos conseguiam efetuar uma distribuição completa com um bom sincronismo, utilizando um componente de borracha silencioso.

Porém, nem tudo são flores, a tecnologia no início da adoção desse sistema na época era meio devagar e as correias não tinham a mesma durabilidade dos compostos de hoje. Existem também problemas relacionados às contaminações químicas, por minérios nas correias, agredindo as borrachas.

Em São Paulo esse problema é muito raro de ocorrer, mas em outras regiões em que existem problemas de agressões e contaminações por minérios, ai sim as correias de borrachas podem ser afetadas. É o caso de algumas regiões de Belo Horizonte, por exemplo, que determinadas correias dentadas partiram ou quebraram com 30.000 km somente, quando normalmente durariam bem mais, com 100.000 ou 120.000 km.

Leia também:

Não existe a definição de qual é a melhor ou a pior, dependerá de muitos fatores. Os motores THP por exemplo, exigem as trocas de todos os componentes e kits de correntes, que é bem mais caro, motores TSi que começam a dar barulho na corrente, dentre outros. Logo, sai muito mais caro fazer a substituição de veículos que usam corrente, do que correia.

Atualmente, existem correias que as montadoras estão disponibilizando em seus motores que são de longa duração, simplesmente porque elas são fechadas, totalmente, blindadas e imersas em um óleo lubrificante.

Logo, dependerá muito do tipo de veículo e das condições em que ele será utilizado, para a definição da melhor correia. 

YouTube video
Canal High Torque

Redação – Brasil do Trecho