Confira essa pesquisa que demonstra quais serão as tendências no mercado de caminhões

A pesquisa comenta sobre as tendências de combustíveis que poderão ser utilizados no futuro, como também, as opções de compra de veículos, os tipos de planos para aquisição etc.

Foto: Divulgação

A pesquisa comenta sobre as tendências de combustíveis que poderão ser utilizados no futuro, como também, as opções de compra de veículos, os tipos de planos para aquisição etc.

É muito interessante saber a opinião do consumidor, pois indicará como as montadoras e fabricantes de caminhões e até de veículo leves agirão para atender as expectativas do mercado

Pesquisa inédita sobre o setor de caminhões, realizada pela SAE Brasil, KPMG e Autodata, envolvendo entrevistas com representantes da indústria e clientes, onde abordaram desde o interesse da compra por um veículo zero quilômetro, até a disposição de aderir a planos de assinatura por locação.

O resultado foi apresentado por Ricardo Bacellar, membro da SAE Brasil que é uma Associação sem fins lucrativos que tem como objetivo obter maiores conhecimentos sobre a mobilidade brasileira. Ricardo também é fundador da Bacellar Advisory Boards – Automotive & Mobility.

YouTube video

Com relação a adoção de tecnologia de propulsão mais limpa, a maioria correspondeu a 65,6%, defendendo a necessidade de haver programas de incentivos do governo, para quem quiser investir nesses veículos e outros 26,9% concordaram parcialmente.

Leia também:

Houve total pluraridade sobre quais seriam as fontes energéticas renováveis mais favoráveis, para a realidade brasileira, entre elas, o diesel verde, mas também foi destacada a eletrificação, o hidrogênio e o biometano, ou seja, há espaço no Brasil para que várias tecnologias na área de transporte de cargas convivam no futuro, inclusive no segmento de veículos leves também, na opinião dos entrevistados.

No que diz respeito à intenção de compra de um caminhão novo, 27,3% disseram que pretendem fazer a aquisição ainda neste ano, outros 22,3% informaram que pretendem fazer nos próximos dois anos e 1/3 dos entrevistados disseram que não pretendem investir em um veículo zero quilômetro. De 100% dos entrevistados, 62% são caminhoneiros autônomos.

Sobre considerarem a oferta de locação como alternativa para a aquisição de um caminhão, 45,5% disseram que sim é possível, 21,5% se mostraram indecisos e 33% foram categóricos em dizer que não.

Quanto às vantagens mais importantes em se optar por um caminhão por assinatura, 33% responderam que o maior motivo seria para deter mais fluxo de caixa e ter ainda capital disponível para outros investimentos. Na avaliação da maioria dos entrevistados, 30,9% informou que o prazo ideal para o plano por assinatura seria de 24 meses. 

Desse restante, 21,8% responderam que o ideal seriam 12 meses e 24,5% comentaram que o ideal seriam 36 meses, enquanto que 48 meses, foi a opção escolhida por 7,3% e de 60 meses por 14,5% dos entrevistados. 

Redação – Brasil do Trecho