Os bicudos ficaram conhecidos por seus modelos de cabines recuadas, que em sua maioria, encontram-se nos estados norte-americanos.
Mas o que você talvez não saiba é que existem caminhões bicudos também com origem em outros países
Os caminhões com cabines recuadas, conhecidos por todos como “bicudos”, estão ficando cada vez mais raros entre as montadoras por todo o mundo, com exceção dos de origem norte-americana.
Porém, veremos outros caminhões bicudos fabricados em outras nacionalidades, bem diferentes e que provavelmente você ainda não conhece ou nunca os viu rodar.
O transporte na China é extremamente movimentado e existem várias opções de caminhões com cabines recuadas “bicudos”, um deles é o Chenglon, modelos T5 e T7, que foi criado em 2013, com o mercado chinês aquecido e em virtude na época, optarem por médio conforto, com facilidade de manutenção e bom espaço na cabine.
Muitos caminhões de lá são dirigidos por dois motoristas para não ter que parar. Esse caminhão foi apresentado recentemente em duas novas versões, o T7L com cabine mais ampla, que inclui cozinha completa, banheiro com sanitário e ducha e também a versão T7C, mais compacta, já que a cama foi deslocada sobre o teto da cabine, com motores de até 560 cv de potência.
Em 2019 a também chinesa JAC Motors, que já possuía outras linhas de caminhões rodoviários, apresentou um novo caminhão trator para longas distâncias, com layout convencional no estilo americano, o V7.
O caminhão vem com tração 6×4, com uma grande cabine e compartimento para dormir. Sua mecânica é Cummins de 540 cv e transmissão semiautomática ZF. Iluminação em led com seu interior multimídia, dentre várias outras tecnologias. Ele se parece muito com a série LT da International, sendo característico da Jac copiar outros designs.
Quando se fala de construção de caminhões, essa empresa holandesa vai ao limite, com a construção de novos modelos de cabines recuadas, a partir de caminhões Eros, a Vlastuin. Em 2018 ela apresentou como destaque sua primeira modificação total, a partir dos recém lançados caminhões Scania, com cabine recuada e novo design frontal.
Como resultado, foram os únicos caminhões Scania modelos T modernos do mundo e desde então, a empresa recebeu várias encomendas, chegando atualmente a apresentar um T770, sendo o modelo mais potente do mundo, convertido para cabine recuada.
Uma grande empresa de transporte holandesa, a Jansen, ao comemorar os 40 anos de existência, resolveu criar um caminhão único para sua frota. Na verdade foram criadas duas unidades do DAF cabines recuadas, tomando como base um XF 105, de 460 cv, que ao mesmo tempo homenageava alguns modelos antigos DAF N2.800, que a empresa teve anteriormente em sua frota e que há muitos anos já tinham saído de linha.
O veículo foi criado por uma empresa fornecedora e especialista em caminhões DAF, responsável por todas as modificações e pelo novo design. O motor permaneceu no mesmo lugar que o original, sendo necessário fazer alterações maiores somente no sistema de direção, suspensão e eixos dianteiros.
O Ural Next é o novo e versátil caminhão Russo, projetado para condições off-road difíceis, principalmente como um veículo comercial, embora seja proposto também para uso militar. Foi apresentado pela primeira vez em 2014, ele é sucessor do Ural 4320.
É equipado com motor diesel turbo-alimentado, de 6.7 litros e até 312 cv. A plataforma pode ser utilizada como caminhão trator, basculante, transportador de passageiros, tanque de combustível, guindaste, dentre outros.
A Iveco também teve modelos bicudos, inclusive chegaram a ser fabricados na América do Sul e alguns chegaram ao Brasil. O Power Star foi desenvolvido especialmente para o mercado australiano, na década de 90, onde teve uma grande sobrevida em versão extrapesada com até 600 cv.
Sua existência originou outro modelo encomendado na Holanda, batizado de Strator. Todos eles atualmente já saíram de linha, mas segundo informações deverá surgir um modelo especialmente construído.
A Vlastuin, holandesa novamente, a mesma empresa especializada em modelos Scania T, neste ano de 2022, para comemorar os 20 anos da empresa, criou o modelo Volvo VT5, com base em um novo FH16. A modificação consiste em transformar o FH em cabine recuada, mas com a criação de um novo conjunto, capô, cabine e grade frontal, mantendo o motor de 16cc e o câmbio shift.
O modelo foi muito criticado, apesar de não ter sido feito para agradar a todos, mas foi vendido rapidamente, tendo uma segunda unidade já entregue também.
O VT5 nº2 de 750 cv, que recebeu uma pintura especial e diversos acessórios. A pintura ficou simplesmente maravilhosa, muito bonita e atraente.
Em 2011 a fábrica de automóveis russa de Minsk, demonstrou a primeira experiência de construção de um trator de capô em layout americano e para a surpresa de muitos, foi apresentado o 6440. Tratava-se de um protótipo de caminhão, mas que era funcional.
Ele foi apresentado no salão internacional de caminhões e veículos comerciais naquele ano, equipado com o motor D283 V8 de 18 litros e 600 cv, com transmissão automática Alison. Uma segunda versão também foi criada focada no transporte inter-regional de longa distância. Como era de se esperar, ele contava com muitas comodidades e tecnologias, porém não entrou em linha de produção.
O Man Fênix foi um modelo criado com a marca alemã, inicialmente para corridas, para abrigar um grande motor V10, que ultrapassava os 1.000 cv de potência, fazendo muito sucesso nas corridas dos anos 90 e por isso uma versão para as estradas foi criada, com o design de cabine recuada, mas a potência não era a mesma dos modelos de corrida, tendo apenas 460 cv.
T163 é um caminhão pesado, fabricado pela empresa Tcheca Tata, que utiliza um conceito de chassi semelhante aos demais veículos da marca, porém com cabine recuada.
Embora possa ter versão trator, geralmente são comercializados caminhões com tração 4×4 ou 6×6, modelos que são considerados uma tradição iniciada com o Tatra T111, que foi crucial no esforço de construção da Europa central e ocidental, após a Segunda Guerra mundial, seguido pelo Tatra T148.
Esse tipo de veículo foi construído para condições severas e ainda trás outros benefícios para os motoristas, como acesso ao motor para manutenção sem desalojar o motorista em ambientes frios e inóspitos. Lançado em 1999 e ainda em produção, esses caminhões tem como padrão os motores Tatra V8 refrigerados a ar.
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Redação – Brasil do Trecho