Como o caminhoneiro deve se comportar em um teste de volante

O teste prático de direção é primordial para o ingresso na empresa e normalmente é acompanhado por um monitor

Aluno realizando curso de direção. Foto: Sest Senat Divulgação

Uma situação que requer firmeza, determinação e garra, mas que muitos querem saber como se devem comportar ao volante, antes de mais nada fique atento aos falsos anúncios de vaga de emprego para caminhoneiro.

O teste prático de direção é primordial para o ingresso na empresa e normalmente é acompanhado por um monitor

Normalmente as empresas após ter aprovado seu perfil comportamental e o ter escolhido para prosseguir nas próximas fases, vai querer comprovar sua perícia ao volante e pode ser que ela peça para você fazer um teste prático monitorado.

Essa é uma fase muito importante e que requer calma, firmeza, perícia e determinação. Ela pode ser acompanhada por um monitor que irá pedir para trafegar juntamente com o caminhoneiro ou simplesmente pedirá para fazer um teste de baliza, como entrar e sair de uma vaga com o caminhão ou até mesmo uma carreta.

Fique atento também de como conseguir uma vaga de emprego para caminhoneiro fora do Brasil.

Nessa situação ele perceberá se o escolhido continuará nas próximas fases ou se será reprovado e ficará com seu cadastro em banco para quando surgirem novas oportunidades.

Conheça os requisitos para a seleção de profissionais do volante

Os principais requisitos que devem ser observados no momento de uma contratação para vaga de caminhoneiro, por exemplo, são:

  1. Se sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação está ativa e em dia e se está de acordo com a categoria desejada.
  2. Se o candidato possui conhecimento da legislação de trânsito.
  3. Se ele possui conhecimentos básicos de mecânica de caminhões.
  4. O que ele tem a dizer sobre direção econômica e defensiva.
  5. Se realmente conhece as partes e o funcionamento de caminhões de diferentes portes.
  6. Se possui cursos de primeiros socorros.
  7. Em geral as empresas pedem referências profissionais, logo sempre atue de forma profissional exemplar, para receber boas referências, se solicitado em uma nova oportunidade de emprego.

Capacitação profissional

O mercado de trabalho tem atuado de forma intensa e muitas vezes capacitando seus profissionais. Contudo, se você ainda não teve essa oportunidade por conta da própria empresa, não fique parado, deve buscar sua capacitação profissional através de cursos e treinamentos.

Existe o caso de transportadoras que abre processo seletivo para escolinha de caminhoneiros para formação de profissionais a longo prazo.

Muitos deles são gratuitos e possuem até certificação, como os cursos do Sest/Senat, que possuem excelente qualidade e boa aceitação do mercado de trabalho em todo o Brasil.

Experiência do candidato

A experiência do candidato é uma das principais solicitações. Se você possui a experiência desejada, explore isso, tanto na remodelação de seu currículo, quanto na entrevista com o Recrutador.

Um motorista experiente saberá lidar com as mais diversas situações que o trabalho lhe impõe, como saber agir em uma situação de pane, quais estradas são mais perigosas e deve tomar mais cuidado ao trafegar por elas etc.

Se por acaso a vaga não exigir experiência, então foque em tudo o que você fez e se preparou para conquistá-la. Demonstre garra, vontade de querer aprender cada vez mais.

Nesse momento, falar sobre os cursos e os conhecimentos que possui e aprendeu será fundamental para prosseguir nas próximas etapas.

Interesse pela empresa

Uma das características que os recrutadores cobram e argumentam na entrevista é sobre o conhecimento do candidato sobre a empresa. Logo, busque essas informações no site da empresa e estude cuidadosamente o negócio, o porte, os funcionários, a história da empresa e tudo o mais que possa ser usado durante a entrevista.

Pontualidade

Pontualidade é muito importante e você não deve chegar atrasado e sim com trinta minutos de antecedência ao local da entrevista. Veja na internet o trajeto e quanto tempo levará para chegar e estude detalhadamente o horário de sua saída. Seja pontual, pois isso demonstra responsabilidade.

Perfil comportamental do motorista

Como muitas das vezes o motorista representa a empresa em que está efetuando o transporte, ele deve saber se comportar na presença de clientes, logo:

  1. Seja educado e cortês com o cliente.
  2. Se preocupe com seu asseio, compostura e pontualidade.
  3. Haja com profissionalismo sempre, evite discussões, nunca seja agressivo e jamais utilize drogas ou álcool.
  4. As empresas buscam por candidatos que tem controle emocional, que saibam lidar com situações difíceis, que se comprometam com suas entregas e com seu trabalho. Lembre-se sempre que o caminhoneiro é um dos representantes da empresa.
  5. Elas também contam com lealdade, pontualidade, entusiasmo, sabedoria, proatividade e criatividade. Logo você deve demonstrar ter tudo isso e que se propõe a fazer o seu melhor em relação às suas atividades
  6. Apesar dessa formalidade comportamental, seja você mesmo, porém haja com educação, desenvoltura e honestidade. Suas palavras refletem sua personalidade e você deve demonstrar isso da forma mais natural possível.
  7. Direcione sua visão para o Recrutador. Não olhe para os lados ou para cima enquanto estiver respondendo as perguntas. O olhar fixo demonstra ser verdadeiro em suas respostas e não estar divagando ou fugindo ao tema ou ainda, fingindo ser o que não é. Se fizer isso, o Recrutador perceberá, logo, você deve se policiar e treinar antes, simulando uma entrevista.

Alguns cuidados para as etapas do processo seletivo

É muito bom se preparar e tomar bastante cuidado antes de um processo seletivo e você deve se preparar. Seguem algumas dicas importantes para se destacar:

  1. Faça uma alimentação saudável e bem leve, no dia anterior.
  2. Procure estar com a mente bem descansada.
  3. Verifique o trajeto e estude quanto tempo levará. Chegue ao local do exame com antecedência.

Planejamento do pré-teste prático

  1. Demonstre que você sabe o que deve fazer e que possui o conhecimento prático necessário. Planeje seu teste prático previamente e monte um check list do que irá fazer.
  2. Anote para treinar o que você deve fazer no dia do exame prático. No checklist, coloque tudo aquilo que deverá conferir, como a água, o nível do óleo, a parte elétrica, os engates, as conexões, os documentos do veículo, se o mesmo está carregado ou vazio, verifique os pneus e os estepes.
  3. Feito isso, agora prepare o que irá fazer ao adentrar a cabine como, checar os retrovisores, a altura do banco, o ajuste de altura e profundidade do volante e também não se esqueça de colocar o cinto de segurança.

Aplicação do teste prático

Agora que já se preparou e estudou o checklist, treinando ele várias vezes, chegou o dia da prática e sendo assim, seguem novas dicas:

  1. Execute todos os passos do checklist que você preparou, estudou e treinou, como a verificação externa do veículo, a na cabine, a checagem dos ajustes dos retrovisores, banco, cinto de segurança etc.
  2. Confira se o disco de tacógrafo foi substituído.
  3. Libere o freio de estacionamento, pisando no freio.
  4. Ao sair e entrar somente o faça sinalizando antes com setas.
  5. Ao executar as manobras, evite expor o corpo para fora do veículo e efetue a manobra sempre alinhando o mesmo e com bastante cuidado.
  6. Efetuando a baliza e as manobras, pode ser que o instrutor peça para percorrer uma via rodoviária e até mesmo urbana, onde deverá respeitar as regras de trânsito, sinalização, pedestres, outros veículos, sem tirar as mãos do volante, somente para passar a marcha se for câmbio manual.
  7. Nunca descanse o pé sobre a embreagem, se o sistema for de transmissão manual. Preste atenção nas rodovias por onde irá passar e se é compatível com seu veículo, tanto na altura, quanto na largura.
  8. Dirija defensivamente, o veículo maior sempre tomando cuidado com os veículos menores, previna, antecipe-se e tire proveito das tecnologias de segurança disponíveis e ao seu favor.

Fatores de avaliação do teste prático

O instrutor avaliará várias situações, como:

  1. Conhecimento básico sobre mecânica e manutenção.
  2. Cuidados antes de se locomover que deverão ser observados.
  3. Observar se os ajustes de retrovisores e bancos foram executados corretamente.
  4. Se as regras de trânsito foram cumpridas, como sinalizar com setas, acender os faróis baixos, liberar o freio de estacionamento pisando nos freios etc.
  5. Ele verificará a postura e a forma de condução do condutor do veículo.
  6. Se ele dirige corretamente e se trabalha na faixa de rotação econômica, pois a economia de combustível agora também é considerada.

Postura do examinador

O examinador tentará obter todas as informações necessárias para extrair dessa etapa, o melhor candidato, aquele que possui a melhor técnica de direção e de acordo com os preceitos da empresa de segurança e economia.

O examinador é o responsável por aprovar ou reprovar e sua função é muito importante para a empresa. Procure manter-se calmo e você conseguirá executar tudo o que aprendeu durante seus treinamentos.

Se coloque no lugar do examinador e sendo assim, você deverá cumprir todas as necessidades que são necessárias para qualificar um bom candidato. Se você ainda não possui a prática necessária, busque se formalizar e faça os cursos necessários.

Com sua determinação e insistência, as portas antes fechadas começarão a abrir e você conquistará a tão sonhada vaga para caminhoneiro. Não desanime e seja persistente, estude e se aprimore que os frutos logo chegarão e serão colhidos, fique atento também quais são os estados brasileiros que mais tem vagas de emprego.

Redação – Brasil do Trecho