Modelo de curriculum para caminhoneiro e motorista de ônibus

Ter um bom curriculum, apresentável, com todas as informações organizadas, facilitará bastante a escolha pelo recrutador

Caminhoneiro com currículo em mãos Foto: reprodução da internet

Ter um bom curriculum, apresentável, com todas as informações organizadas, facilitará bastante a escolha pelo recrutador.

Chamar a atenção do recrutador nesse instante é muito importante para ficar à frente de outros candidatos.

Tanto para iniciantes na profissão, quanto para caminhoneiros mais experientes, ter um bom modelo de curriculum é essencial para conquistar uma vaga de emprego, especialmente para caminhoneiros que estão iniciando sua carreira.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e muitas empresas alegam que a vaga para caminhoneiro hoje em dia, vai muito além de simplesmente dirigir um caminhão ou ônibus.

Como toda e qualquer profissão, o candidato deve se especializar, estudar, se preparar bastante, se organizar e planejar o envio de curriculuns para as vagas disponíveis, fique atento aos estados com um maior número de vagas.

Veja alguns exemplos do que colocar nas informações iniciais e complementares de um curriculum vitae para caminhoneiro, motorista de ônibus, dentre outras categorias.

Dados iniciais essenciais para colocar no curriculum de um caminhoneiro

Logo no início de um bom curriculum, deve ser informado seu nome de forma completa e centralizada. Em seguida e na linha de abaixo, coloque sua nacionalidade (ex.: Brasileira), sua naturalidade (ex.: São Paulo), sua idade (ex.: 25 anos), seu estado civil (ex.: casado), a quantidade de filhos (se houver; ex.: 01 filho).

Na linha de baixo, coloque seu endereço completo com o Cep (ex.: Rua… Bairro… Cidade… Estado… Cep…). Na linha seguinte coloque os dados para contato, os telefones fixo, móvel e de recado também (ex: contato 1 … contato 2 … contato 3 …). Na próxima linha, coloque o email completo.

Dados complementares para colocar no curriculum

Agora, em uma nova linha, coloque de forma centralizada a informação da área (ex.: Operacional / Transportes) e em outra linha o cargo: (ex.: caminhoneiro).

Em um “combo” destacado coloque agora o título “Resumo de Qualificações” ou se achar melhor “Descrição de atividades”. Nessa situação deve descrever todas as suas atividades já executadas, sejam elas através de estudos realizados ou práticas em empresas por onde trabalhou, porém em um formato resumido geral.

O que não colocar no curriculum

É normal acreditarmos que quanto mais informações colocarmos no curriculum, melhor será, mas isso não é verdade. Lembre-se que quem estará selecionando o curriculum, estará querendo observar de forma rápida e eficiente, as qualidades apontadas e de acordo com a vaga. Logo evite colocar informações desnecessárias ou o famoso “encher linguiça”. Isso não trará o efeito desejado e seu cv (curriculum vitae) poderá ser descartado e não será analisado pelo Recrutador.

É de extrema importância ficar atento aos falsos anúncios de vaga de emprego, que desejam apenas roubar os dados pessoais dos caminhoneiros.

Muito cuidado ao elaborar seu curriculum. Releia-o, pois ele não pode conter erros de português, utilize o corretor automático do Word, que ajudará bastante. Jamais coloque gírias e sim um vocabulário formal e técnico. Só coloque a foto se o recrutador exigir, caso contrário não deve conter. Lembrando que o curriculum não deve ter mais que duas folhas. Curriculuns que possuem mais de duas folhas são destinados a cargo como Diretores etc.

O Histórico escolar, ou seja, as notas obtidas em seus níveis educacionais são desnecessárias e não devem ser colocadas em uma curriculum. A pretensão salarial somente deve ser colocada no curriculum se for exigida pelo Recrutador, caso contrário não deve ser disponibilizada, deixando essa etapa para ser discutida em uma entrevista com o responsável da empresa durante o processo seletivo. Em geral, essa etapa é discutida com um representante do RH – Recursos Humanos. Referências profissionais e comerciais, não devem ser colocadas, somente se for solicitado e deve ser feito em separado.

Evite utilizar fontes pequenas, para facilitar a leitura. Não coloque informações pessoais e numerações de documentos. Experiências antigas ou irrelevantes ao cargo pretendido não precisam ser inseridas no cv. Também não coloque hobbies no cv, os entrevistadores não estão interessados nisso no momento da triagem.

Importante para casos de escolinha para caminhoneiro, os caminhoneiros devem especificar bem que não tem experiência no mercado, porém, está com dissipabilidade para aprendizado.

Modelo de curriculum para motorista da categoria B

Veja um layout de um curriculum para caminhoneiro da categoria B. Ele servirá também para outras categorias, como a “D” a “E” etc.

BAIXE O MODELO DE CURRÍCULO
YouTube video

Modelo de curriculum para motorista de ônibus na categoria “D” e “E”

O modelo pode ser o mesmo da categoria “B”, citado acima, mudando-se apenas a descrição das atividades, da formação acadêmica, da experiência profissional e dos cursos realizados.

Sempre atualize seus curriculuns nos mais diversos sites já enviados. Isso fará com que ele fique no topo.

Melhores cursos para motoristas

Os melhores cursos para motoristas podem ser encontrados nas instituições governamentais, como o Sest/Senat – Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, que foram criados em setembro de 1993, através da Lei Nº 8.706.

São instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte, pois é considerada uma das melhores instituições no ramo. Todas as Unidades Operacionais oferecem de forma gratuita aos trabalhadores do transporte e seus dependentes, os treinamentos e cursos prestados e todos eles possuem a modalidade teórica e prática e são reconhecidos em todo o Brasil.

Eles também podem ser realizados por pessoas que ainda não atuam no setor de transporte, pagando-se uma pequena taxa simbólica e terá o mesmo acesso e material que é fornecido para os trabalhadores que já atuam no mercado de transporte.

Quais os cursos que todo caminhoneiro deve ter

  1. Direção defensiva. 
  2. Manutenção e mecânica básica.
  3. Transporte de Cargas Perigosas.
  4. Pontos Críticos e Gestão de Frotas.
  5. Legislação de Trânsito.
  6. Simulação de emergências.
  7. Certificação SASSMAQ.
  8. Habilitação nas normas Transqualit.
  9. Gerenciamento de riscos.
  10. Curso sobre a resolução 168.
  11. Ética pessoal e profissional.

Outros cursos de aperfeiçoamento profissional

  1. Motorista de transporte de passageiro
  2. Motoristas de transporte de carga indivisível​
  3. Motoristas de veículo de emergência
  4. Motorista Infrator
  5. Motorista de transporte escolar e vários outros

Como enviar curriculum por email

Um dos maiores questionamentos para quem não está acostumado a enviar curriculum é saber como fazer, como começar, como se organizar e planejar tudo?

A resposta já pode ter sido dada na própria pergunta, ou seja, deve-se organizar e planejar tudo. Seguem um passo a passo que poderá auxiliar nisso e no envio de curriculum, seja por email ou outra forma de envio:

  • Utilize o modelo em anexo de curriculum, de acordo com seus conhecimentos e experiências. Caso queira colocar outras informações além das básicas existentes, sem problemas, porém o ideal é que não ultrapasse duas folhas, caso contrário o recrutador poderá achar que ficou pesada a leitura e acabe descartando o mesmo da disputa pela vaga.
  • Só coloque foto se o recrutador assim exigir, pois se ele não pedir não envie com foto. Siga as orientações do recrutador e coloque o essencial para a vaga.
  • Modele seu curriculum de acordo com a vaga, com as atividades, dando destaque para os pontos exigidos da vaga e que você possui o conhecimento ou a prática.
  • Sim, o curriculum deve ser sempre modificado de acordo com cada situação e também deve sempre ser atualizado com a inclusão de novos treinamentos ou conhecimentos práticos adquiridos.
  • Agora que você já modelou seu Curriculum, salve o mesmo em mais de uma fonte, garantindo assim um backup do próprio em fontes diferentes, como o uso de uma pendrive, por exemplo.
  • Busque agora na internet, sites de transportadoras e sites de emprego, em que muitos são gratuitos e tem boa aceitação pelas empresas. Anote-os em uma lista, colocando o nome de cada um, o endereço para envio e os e-mails se houver, do destinatário.
  • Com todos os dados para envio já anotados, agora utilize um aplicativo para envio por email, onde você deverá criar seu login, por exemplo o Gmail, o Hotmail e o Outlook são alguns deles.
  • Com o email já tendo sido criado, abra o aplicativo e clique na opção de “Escrever” que permitirá abrir uma janela para colocar o “Seu” (endereço de email para envio. Aqui será colocado o endereço que você anotou das empresas para envio de seu cv), Digite um título do tipo “Curriculum – Fulano de tal – Cargo: Caminhoneiro ou Motorista de ônibus. 

Mais abaixo coloque uma descrição sucinta, uma mensagem para o Recrutador: Bom dia, em anexo segue meu curriculum para a vaga de caminhoneiro nesta conceituada empresa. Permaneço à disposição para contato. Nome, sobrenome, telefone e telefone de recado ao final da mensagem de email e basta anexar agora, o curriculum que você fez e salvou em seu computador. Agora clique em “Send” ou “Enviar” e pronto.

  • Coloque o aplicativo de email em seu celular, pois isso facilitará o acompanhamento de vagas enviadas e mensagens recebidas de recrutadores, onde você que está buscando por recolocação no mercado ou o primeiro emprego deve ficar atento e não demorar para responder.

Lute por sua vaga, se organize, planeje e estude bastante. Se preparando e enviando currículos todos os dias e em todos os sites de busca e dos próprios transportadores e fabricantes de caminhões e ônibus também.

Para então conseguir passar para a próxima etapa que é o teste de volante para caminhoneiro.

Redação – Brasil do Trecho