Se você deseja ser caminhoneiro não se engane quanto ao conceito da quinta roda. Em um carro comum como os de passeio a quinta roda poderia ser considerada o pneu estepe, mas no caso dos caminhões isso é um pouco diferente, o primeiro caminhão do mundo não tinha a quinta roda.
No caso dos veículos de carga a quinta roda é um componente acoplado entre o cavalo e a carreta tendo a função de fazer um elo entre os dois veículos.
Inicialmente a quinta roda era apenas para carroças quando foi feita a sua criação no início do século XX por dois americanos, Charles e Hermann. A carroça que possuía quatro rodas, duas dianteiras e duas traseiras, teve o elo entre a carroceria e a parte que a conduzia em formato de uma roda com um pino introduzido fazendo a alusão a quinta roda com a mesma função dos caminhões nos dias atuais.
O maior caminhão do mundo não possui a quinta, o veículo é um caminhão caçamba com tudo integrado no seu chassis.
A quinta roda faz parte do sistema de segurança de um caminhão, ela é a responsável pela ligação do cavalo com a carreta e quando ocorre algum tipo de pane em seu funcionamento com certeza o acidente com caminhão poderá ser de grande porte e deixar bastante feridos quando não acabar em fatalidade.
É de extrema importância que esses veículos tenham um seguro auto para o caminhão ou proteção para o caminhão, evitando deixar o seu caminhão parado e que você perca dinheiro durante esse período.
Ela auxilia o caminhoneiro na função e no controle do veículo principalmente a realizar manobras que necessitem passar por curvas.
Um elemento tão importante necessita de atenção antes, durante e depois do trajeto, ocorrendo a manutenção preventiva em períodos específicos para que o objeto sempre esteja em seu melhor estado de conservação.
Apesar de pequena em relação ao tamanho do caminhão, a quinta roda precisa da manutenção para que o seu funcionamento seja perfeito. A melhor forma de evitar acidentes envolvendo componentes é certificar-se que ela esteja bem travada e nisso a manutenção é primordial.
Uma boa manutenção também aumenta a vida útil do componente fazendo que a peça dure muito mais.
A quinta roda é composta de alguns componentes que necessitam de uma atenção maior como lubrificação e inspeção visual, ela é formada por articulações, uma garra de travamento, uma barra de travamento, bloco da quinta roda, trava de segurança e manípulo.
Ela é fabricada em aço de carbono, material altamente resistente já que o elemento sofre grandes choques mecânicos durante o tráfego do caminhão.
Modelos a serem usados da Quinta Roda depende do tipo de veículo onde ele estará atrelado. Os mais utilizados são o de 2″ polegadas e de 3,5″.
O modelo de 2″ polegadas atualmente é atrelado a carretas bitrem na união do semirreboque enquanto o de 3,5″ polegadas é usado em carretas tritem em operações fora da estrada como canavial e floresta.
Um componente pequeno em relação ao caminhão, mas de extrema importância, a quinta roda deve está aplicada da forma correta com todas as travações, qualquer falta de atenção nesse momento pode culminar em um acidente.
De forma geral a quinta roda fica posicionada na traseira do caminhão e precisa estar com a parte de mais desgaste lubrificada.
Na hora da escolha do modelo correto para o seu caminhão é necessário levar em consideração a dimensão do veículo juntamente com peso e o tipo de caminhão, tudo isso para que as polegadas da quinta roda seja perfeita exercendo a função que o motorista deseja.
Conte com a ajuda de um mecânico e da própria loja para instalação do componente, certifique que ele estará travado, é essencial para a segurança.
A caixa de direção é primordial para o sistema de engrenagem já que ela faz parte do sistema de rotação levando as mudanças indicadas no volante em forma de movimento ao caminhão.
Caso aconteça algum problema com ela a direção enviada pelo condutor não chegará as rodas e a dirigibilidade do veículo estará comprometida juntamente com a sua maneabilidade.
Veja quatro pontos que você deve se atentar para não surgir nenhuma surpresa indesejável:
Ao ver que o seu veículo está com um dos quatro sinais citados acima corra no seu mecânico, talvez chegou a hora de trocar a caixa de direção do seu caminhão.
O mau funcionamento da quinta roda pode fazer com que os pneus não trafeguem em nivelamento com os lados provocando um desgaste maior também desse componente.
Qualquer problema na quinta roda pode deixar o veículo desalinhado, instável e provocar um desgaste prematuro do componente das rodas gerando um prejuízo maior financeiramente e também na vida útil do caminhão certo.
Tudo isso desencadeia uma das maiores preocupações do caminhoneiro nos dias atuais, o valor do combustível. Esses problemas somados causam uma sobrecarga que posteriormente estaria ligada ao aumento do consumo de combustível.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário