Quanto custa um pneu de caminhão?

Os pneus mistos podem se relacionar rodoviário e urbano juntos e são mais usados para caminhões que fazem viagens de longas distâncias.

Caminhão com pneus novos. Foto: reprodução da internet

Uma das partes mais importantes de um caminhão não deve ficar de fora da manutenção do veículo

O caminhão é um veículo automotor com maior valor se comparado a um carro de passeio ou motocicleta. Os seus componentes e algumas partes tem um alto preço no mercado de manutenção e devem ser levados em conta na hora de adquirir o melhor caminhão para você.

Entre eles está o pneu, que diferentemente do primeiro caminhão do mundo gera um grande gasto do setor caminhoneiro já que carretas rodotrens podem ter até 18 pneus em um único veículo transformando qualquer troca desse componente ou reparação em um gasto bem alto.

Qual é a hora de trocar?

Como qualquer outra parte do veículo, o pneu do caminhão possui uma certa data de validade em relação ao seu tempo de uso e precisa ser trocado para garantir a eficiência e segurança no tráfego.

Quando o uso do caminhão não é muito frequente os pneus podem durar até cinco anos conforme data da validade do fabricante onde esse período começa a contar a partir da fabricação.

Se o caminhão é usado constantemente, sinais dados pelo caminhão e pelo pneu podem mostrar que uma recapagem não será mais suficiente e o componente precisa ser trocado. Entre sinais bem evidentes de uma troca imediata são a presença de ressecamentos, rachaduras e bolhas nos pneus.

Diferente do maiores pneus como do maior caminhão do mundo que tem 40 metros de altura, para esse pneu o processo de avaliação é um pouco diferente.

Quais são os tipos de pneu de caminhão?

Com uma dimensão bem maior do que a dos pneus convencionais de carros de passeio, os pneus de caminhões podem ser subdivididos da seguinte forma conforme a localidade do tráfego mais comum:

Rodoviário

O rodoviário é ideal para encarar pista sem asfalto ou com ele em péssima qualidade.

Urbano

O urbano foi feito para aquele asfalto da cidade grande que compõe uma pista na maioria das vezes sem buracos ou depreciações.

Misto

Os pneus mistos podem se relacionar rodoviário e urbano juntos e são mais usados para caminhões que fazem viagens de longas distâncias durante a função de um caminhoneiro.

Várias marcas dominam o mercado de pneus com excelência e qualidade, veja qual mais se adequa ao seu bolso.

Quanto custa um pneu de um caminhão?

Para saber o preço exato do pneu de um caminhão é necessário ter o aro do componente para pelo menos saber uma variação média do valor.

Lembrando que os preços podem mudar de acordo com o estado, mercado e local da venda.

  • Aro 16 média de R$ 1.000,00;
  • Aro 17,5 média de R$ 900,00;
  • Aro 20 média de 1.500,00;
  • Aro 22,5 média de R$ 2.600,00.

Qual a vida útil de um pneu?

Normalmente quando o caminhão não passa por nenhuma adversidade em seu conjunto de pneus o profissional das estradas pode levar em conta a média da sua vida útil para realizar a troca de pneus.

Um caminhão que tem bons pneus em bom estado de conservação poderá rodar em toda a vida útil do componente cerca de 60.000 a 80.000 quilômetros podendo variar de acordo com o tamanho do veículo.

Como identificar a vida útil do pneu?

Depende de veículo para veículo. É necessário averiguar seu caminhão para poder analisar diretamente a durabilidade de vida útil dos pneus, o pneu correto para o seu caminhão vai ti ajudar até no consumo do combustível.

Existe um indicador na banda de rodagem chamada TWI que mostra a hora certa de fazer a troca do pneu. Também é possível fazer isso através de uma inspeção visual identificando as barras de borracha entre os sulcos dos pneus, caso isso ocorra estará na hora de fazer a troca.

Qual a hora certa de trocar o componente?

Não tem jeito, a hora certa para a troca do seu pneu varia de acordo com o caminhão, os locais que ele trafega e a data de fabricação do componente. Dificilmente você irá trocar todos os pneus de uma vez na sua carreta. Um ou outro será trocado antes mesmo de uma data estipulada.

Dica do dia: inspecione visualmente todos os dias todos os pneus do seu caminhão, qualquer adversidade pode fazer com que essa troca precise ser feita de forma imediata.

Registro Nacional Positivo de Condutores, o que é?

Também conhecido como RNPC, o cadastro positivo de motorista consiste em listar através de uma base de dados uma relação qual o nome dos condutores que possuem boa relação no trânsito respeitando a legislação e as leis garantindo benefícios a si próprios.

O bom estado dos pneus pode entrar no processo de conduta para que o motorista esteja com o nome do RNPC. Um motorista parado em uma blitz policial ou de órgão de trânsito não quer ser pego com o pneu careca!

Quanto custa uma recapagem de pneu de caminhão?

Com um pneu bem conservado, a recapagem poderá fazer com que sua vida útil seja aumentada, gerando lucro maior para o caminhoneiro e qualidade para o veículo e o seu condutor.

Em um processo que pode trazer mais dois anos de vida útil dependendo do tempo de rodagem do caminhão, é cobrado em torno de R$ 400,00 para a realização da recapagem.

Entenda o que é recapagem de pneus

O processo de recapagem de pneus consiste em realizar a troca da banda de rodagem que já está usada para colocar uma nova.

Normalmente é feito através de um processo com temperatura de vulcanização em média de 120 graus celsius, compre pneu com certificado e garantia para evitar possíveis acidentes de caminhão por conta do pneu.

Esse processo não deve ser confundido com recauchutagem que consiste simplesmente na troca da borracha desgastada e dos ombros da carcaça do pneu por novos sem passar pelo processo de temperatura.

Cuidado com a recapagem de pneus

Alguns cuidados devem ser tomados de antemão na realização da recapagem, é muito importante que o seu caminhão tenha um seguro automotivo, veja também quando uma proteção vale apena.

O profissional a ser feito deve ser de extrema confiança já que mexerá na estrutura do pneu, parte do caminhão que tem contato direto com o asfalto através do atrito, peça importante no sucesso de uma viagem, principalmente para caminhoneiros que viajam com a família.

Recapagem em excesso pode trazer perda de qualidade dos pneus então é recomendado o recapeamento por cerca de duas vezes no mesmo pneu dependendo do seu estado.

Quando feito da melhor forma possível o pneu terá até 66% a mais de vida útil para si tornando uma facilidade para o bolso do caminhoneiro.

Fique atento aos acessórios proibidos em caminhão, capas de parafuso de roda ou quinta roda ponte aguda é proibido e o motorista pode receber multas.

Redação – Brasil do Trecho