Caminhão

O que é preciso para ter um caminhão?

Faça da forma mais fácil e confiável a aquisição do seu caminhão

Todo caminhoneiro tem o sonho de ter o seu próprio veículo. Até mesmo os que trabalham contratados por CLT (consolidação das leis trabalhistas) sob o CBO 7825-10 desejam possuir em sua garagem um veículo pesado para chamar de seu.

Alguns profissionais acham difícil conquistar um veículo de transporte de cargas em seu nome pelo simples fato de o preço não caber em seu orçamento, entretanto hoje vamos ensinar você a melhor forma de conseguir ter um caminhão em seu nome.

Análise de mercado

Quando você vai ao menos ter a ideia da compra de um caminhão ideal, deve estar ciente do mercado desse tipo de veículo na atualidade levando em conta fatores como o preço do dólar, valor de pneus e a disputa comercial entre as marcas mais populares e o caminhão mais vendido.

Em algumas datas comemorativas as marcas mais famosas fazem questão de disponibilizar algum tipo de promoção para agradar o seu cliente número 01 que é o caminhoneiro.

Faça uma avaliação ampla de todas as possibilidades de compra incluindo veículos usados em bom estado ou novos que se adequem a sua atual situação, diferente do primeiro caminhão do mundo os veículos atuais dispõe de uma variedade de tecnologia.

Decida qual caminhão comprar

Após uma boa avaliação de mercado, veja qual veículo você deverá comprar. Se o caminhão for usado para ser objeto para exercer o seu trabalho de transporte de cargas, o motorista deverá avaliar o tipo de carregamento a ser transportado e focar em um caminhão com carroceria voltada para o ramo específico.

Se o caminhoneiro pretende trabalhar transportando carnes vivas como bovinos, um caminhão boiadeiro seria a solução para a situação naquele momento.

Se o caminhão será comprado apenas para realizar o sonho do motorista de ter um caminhão, vale a pena colocar no papel o custo benefício juntamente referente as característica do caminhão dos sonhos incluindo tração, potência, torque, cor, modelo e marca.

Como será o pagamento?

Um dos grandes empecilhos para o caminhoneiro não ter o veículo que deseja dentro da garagem de sua casa ou empresa é o valor monetário,  que mesmo usado apenas o cavalo pode ultrapassar a casa dos R$ 200.000,00.

Para poder fazer com que o pagamento de um caminhão caía para dentro do orçamento mensal, o caminhoneiro pode optar por opções de crédito dentro do mercado financeiro que ajudam o profissional a ter uma oportunidade de garantir o veículo para si.

Dentre algumas formas de auxílio financeiro na compra do caminhão, podemos citar os consórcios, BNDES finame, BNDES Procaminhoneiro e o crédito direto ao consumidor (CDC).

BNDES finame:

O programa consiste no financiamento de máquinas e equipamentos diretamente para empresas para adquirir componentes e veículos novos para instituição jurídica.

Bancos também podem conceder credito para aquisição de caminhões para agregar em transportadora, porém, algumas regras devem ser seguidas para essa modalidade.

Nele o profissional poderá comprar tudo para uma renovação de frota e de serviço contando que sejam fabricados no Brasil. A taxa de juros nesse caso é relativamente baixa, deixando o programa mais atrativo para o caminhoneiro. Para chamar mais atenção dos motoristas, o finame também conta com carência de até dez anos para o primeiro pagamento da parcela.

BNDES Procaminhoneiro:

É o tipo de benefício que foi feito para você caminhoneiro pessoa física como o profissional pessoa jurídica que decidir adquirir um caminhão. Com esse programa os benefícios como rastreamento e seguro automotivo para o caminhão já estarão incluso no valor a ser pago pelo veículo só que terão os juros de 15% ao ano, se tornando um pouco mais caro que o finame.

Uma regra que não pode ser quebrada é que também o veículo seja fabricado em terras brasileiras.

Consórcio:

Quem deseja realizar o seu sonho, mas não conta com a pressa, o consórcio pode ser a melhor forma de pagamento do caminhão. Através dele os motoristas poderão procurar uma instituição de confiança e realizar pagamentos mensalmente em uma espécie de investimento grupal.

Essa também será uma opção para quem optar pelo consórcio direto da concessionária ou do fabricante com os pagamentos mensais apenas aguardando chegar a sua vez.

Crédito direto ao consumidor(CDC):

Através desse tipo de crédito, o caminhoneiro poderá conseguir diretamente com as instituições financeiras a melhor escolha acessível para o seu tipo de pessoa (jurídica ou física) e orçamento do momento.

Como existem muitas instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço, o caminhoneiro poderá pesquisar no mercado qual é a melhor para o seu caso, principalmente em relação à taxa de juros e os valores das parcelas.

Vale ressaltar que será necessário deixar uma garantia na maioria das vezes como forma de pagamento do financiamento. Quando o próprio caminhão é dado como garantia, ele terá um cadastro junto ao DETRAN chamado gravame para que não ocorra a transferência do veículo antes que esse registro seja retirado pela instituição financeira.

Leilão

Existe também a possibilidade de adquirir um caminhão por meio de um leilão, porém, essa opção o comprador deve verificar tudo com muita atenção antes de dar um lance, diversos fatores podem fazer você perder dinheiro, fique atento para que a sua escolhe resulte em lucro.

Documentos necessários para a compra

Para realizar a compra de um caminhão é necessário ter alguns documentos básicos que serão pedidos principalmente nos financiamentos independente do tipo de qual escolheu.

Se o caminhão usado deverá ter seus documentos em dia para realização da transferência para o seu nome no departamento de trânsito do estado, o Detran.

Além dos documentos pessoais como RG, CPF ou a CNH, o profissional deverá ter em mãos comprovante de residência, comprovante de renda e preencher alguns papéis relacionados à compra.

Entre eles estão o requerimento para débito em conta e uma proposta de financiamento.

Negocie os prazos e o valor da entrada no seu veículo

Esteja à frente da sua compra e negocie da melhor forma possível os valores e prazos para pagamento.

O preço acordado na entrada influenciará diretamente no valor das parcelas a serem pagas posteriormente, então não deixe de tentar ver o melhor valor a ser pago dentro do seu orçamento em uma entrada.

Os valores do tempo de carência também poderão ser negociados permitindo com que o caminhoneiro já com um caminhão gere um dinheiro através de trabalho com o veículo que pagará as parcelas do financiado.

Busque proteção para o veículo

Antes mesmo de sair da concessionária certifique-se de fazer um seguro ou proteção veicular para o seu caminhão. Há casos onde o veículo pode ainda sofrer algo dentro da concessionária ou durante a sua primeira volta pela cidade.

Veja qual mais se adequa ao seu perfil e do veículo desejado.

Proteção veicular

Não é regida pela SUSEP (superintendência de seguros privados) e funciona como uma forma cooperativa entre os motoristas.

O motorista poderá ser resguardado em caso de sinistros e assistências conforme apólice, mas deverá estar ciente que caso a empresa tem algum problema como falência não poderá ressarcir o seu cliente em caso de sinistro.

Em relação ao seguro automotivo a proteção veicular é bem mais barata e atrativa aos olhos dos caminhoneiros.

Seguros

Regidos pela SUSEP conforme decreto-lei número 73, de 21 de novembro de 1966, ter um seguro dentro de uma seguradora deixará o motorista respaldado de todos os malefícios que o seu caminhão pode ter conforme apólice e condições gerais da SUSEP.

Apesar de ser mais caro, incluindo benefícios de colocar carro reserva, guincho, assistências 24 horas que também podem ser retirados na hora da contratação, o caminhoneiro poderá requerer os seus direitos na justiça quando não atendidos, tendo essa garantia de serviço pela própria lei que rege o país.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto