Veja os créditos para Caminhoneiro

Conheça o que significa linha de crédito e como isso pode te auxiliar a crescer, seja pessoa jurídica ou até mesmo pessoa física.

Auxílio caminhoneiro e taxista: Novos saques
Foto: Reprodução / Internet

Conheça o que significa linha de crédito e como isso pode te auxiliar a crescer, seja pessoa jurídica ou até mesmo pessoa física.

Aqui você vai conhecer o que é linha de crédito e o quanto isso pode beneficiar os caminhoneiros

Uma alternativa para uma transportadora crescer ou até mesmo para auxílio como pessoa física, pode ser a obtenção de uma linha de crédito, mas o que é isso, para que serve e como isso pode ajudar os caminhoneiros?

Linhas de crédito são denominadas como sendo recursos em dinheiro, oferecidos por instituições financeiras, como bancos etc, podendo ser via financiamento ou empréstimos, que em troca, o consumidor paga um determinado valor acrescido de taxas (juros).

Em geral, bancos são os mais procurados para realizar essa operação e temos vários no mercado que possibilitam isso. Vale lembrar que estamos em um momento de mudança de governo, de presidente e muitas coisas podem acontecer como alterações de leis para os caminhoneiros.

Talvez o ideal seja esperar, pois podem aparecer oportunidades e facilidades hoje não percebidas, como taxas de juros melhores, novas modalidades de financiamento para os caminhoneiros, possibilidade de receber o veículo antigo como entrada, crescimento da economia, dentre outras possibilidades.

Um caminhoneiro com baixa experiência no segmento do transporte rodoviário de carga pode terá uma dificuldade maior para conseguir uma linha de crédito.

O que é linha de crédito para caminhoneiros

Da mesma forma anterior, funciona a linha de crédito para os caminhoneiros. Instituições como BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica etc, que oferecem produtos diversos para o segmento dos transportes e em especial para os caminhoneiros para impulsionar a categoria e evitar possíveis greves dos caminhoneiros.

Pode ser também por cartões de crédito para os caminhoneiros que pretendem atingir um determinado público, onde um valor é disponibilizado para o uso pelo cliente da melhor maneira que lhe convier, pagando-se uma quantia acrescida de juros na prestação mensal acordada entre as partes.

Em geral, instituições financeiras tentam atrair clientes potenciais, como os caminhoneiros, por exemplo, no intuito de gerar um crédito para que possam comprar seus caminhões, que são veículos caros, mas que com um investimento inicial bem planejado, compensa pagar as prestações com o fruto da sua função como caminhoneiro.

Em geral, muitos caminhoneiros recorrem a empréstimos ou consórcios para concretizarem essa operação, sendo o segundo de uma forma um pouco mais demorada a concluir, pois não fornece a mesma velocidade em comparação a uma compra à vista ou financiada e dependerá de ser contemplado o que pode acontecer via sorteio, lance ou quitação.

A de maior velocidade obviamente é a modalidade de financiamento, podendo o caminhoneiro sair com seu caminhão já escolhido e disponível no pátio da fabricante, logo após a assinatura do contrato. É preciso ter cuidado ao escolher a modalidade para compra de seu veículo para trabalho aumentando o lucro da sua jornada de trabalho, para não assumir prestações que não conseguirá pagar, estando acima de seu orçamento ou ganhos.

A modalidade de financiamento é muito utilizada e até mesmo empresas recorrem a ela. Conheça agora, quais são os critérios para que isso ocorra para utilizar para realizar curso para caminhoneiro, aquisição de algum bem para trabalhar entre outro.

Quais são os critérios para a liberação dos recursos

Atualmente o Brasil possui aproximadamente um milhão de caminhoneiros autônomos e com isso, muitas instituições bancárias e de financiamento promovem diversas linhas de crédito, porém o problema principal continua sendo os altos juros praticados pelo mercado.

O BNDES é uma das instituições que possui as melhores taxas para financiamento de ônibus e caminhões, sendo de aproximadamente 7% ao ano. Em geral o BNDES se prevalece de uma avaliação prévia por intermédio de uma instituição financeira, como a Caixa Econômica Federal ou outro banco, por exemplo.

Na Caixa o modelo utilizado é o Finame e podem ser financiados atualmente 100% do veículo para pessoa jurídica. Há pouco tempo atrás era possível financiar até 80%, sendo obrigado a ter uma entrada para o desfecho do contrato.

A comprovação do uso adequado dos recursos é uma das exigências prévias impostas pelas instituições financeiras. Comprovando devidamente, o risco de inadimplência diminui e com isso a aprovação da linha de crédito fica cada vez mais próxima. A linha de crédito pode ser liberada para outras situações também, além da compra de um veículo, pode ser concretizada para manutenção de um veículo, compra de peças e equipamentos, por exemplo, ou outra finalidade.

Documentação

Em geral são documentos comuns que são apresentados para a liberação de qualquer financiamento, verificando inicialmente o Score e Decore do cliente, sua pontuação como bom pagador no mercado, além de identidade, cpf, comprovante de residência etc.

Entidades financeiras que fornecem esses créditos podem solicitar para empresas, documentos como balanço patrimonial dos últimos três meses, contrato social, identificação dos sócios, cópias de documentos, etc, isso tudo para comprovar a potencialidade e a capacidade financeira daquele que pretende contratar um empréstimo ou leasing, tendo a necessidade de apresentação desses dados básicos mínimos para fechar esta como também, qualquer outra operação bancária.

É importante também ficar atento aos documentos exigidos os caminhoneiros que você deve portar durante a viagem, de algum bem financiado caso seja exigido em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Comprovação da utilização apropriada dos recursos

Como prova para liberação do crédito, podem ser solicitados orçamentos para a compra de um determinado veículo, orçamentos para manutenção ou outra comprovação solicitada pelo banco. Algumas instituições estabelecem limites de dois caminhões por CPF, como máxima de fornecimento de crédito.

Além das principais instituições bancárias conhecidas, existem também os bancos das próprias fabricantes dos veículos com a Scania Banco que oferece modalidades de leasing operacional financeiro, linhas de crédito diferenciadas como a de Crédito Financiamento Entrada e o CDC Veículos (Crédito Direto ao Consumidor) também, além do Finame.

Outras montadoras como a Mercedes Benz, por exemplo, com uma pequena entrada e excelentes taxas mensais, também oferecem condições especiais aos caminhoneiros que desejam comprar seu caminhão.

Através do Finame – Agência Especial de Financiamento Industrial, subsidiária do BNDES, oferece taxas de juros de longo prazo – TJLP de até 60 meses de financiamento, com carência de até seis meses para os clientes que se enquadram nas regras definidas pelo próprio banco, dentre outras.

O Banco Volkswagen, por sua vez, oferece uma boa proposta também, com CDC e Finame e pela primeira opção é possível financiar 100% do que se deseja comprar. Na maioria dos casos, envolvendo operações bancárias é necessário ter a conta no próprio banco que se deseja concretizar a operação, por isso se torna bem atrativo também para a instituição bancária, além de cobrar juros pelo empréstimo cedido.

Em caso de solicitar empréstimo para profissionalização, caminhoneiros podem utilizar os serviços do SEST SENAT com diversos cursos gratuito para caminhoneiro.

Cuidados especiais ao solicitar um empréstimo

É preciso planejar para não acabar ultrapassando seus limites, o famoso “meter os pés pelas mãos”. Todo cuidado deve ser observado aos mínimos detalhes, como também o comportamento do mercado, o estudo da melhor taxa de juros existente, quais os benefícios terá através da intermediação da instituição bancária escolhida e que fará o contato junto ao BNDES, pode ser uma boa estratégia para a aprovação e obtenção desses recursos.

Muitos bancos atuam junto ao BNDES, que utiliza essa ponte para obter o menor recurso possível na compra de novos ativos, como caminhões, por exemplo. Por sua vez, tendo a avaliação por um banco o BNDES libera mais rapidamente o recurso necessário ao fechamento da operação, sendo uma excelente alternativa para quem deseja crescer, seja como empresa jurídica ou até mesmo como pessoa física.

Se têm “bala na agulha” para suportar a operação de pagamento mensal de um financiamento, como também conseguir comprovar sua capacidade e estabilidade financeira, provavelmente seu crédito será rapidamente liberado e você realizará seu sonho de aquisição.

Estude bastante as melhores opções, além da comparação de taxas de juros com anos anteriores, pois existem taxas mensais de financiamento CDC que hoje em 2022 estão em torno de 1,48% e em 2017 estavam na cada de 0,5%, sendo considerada uma diferença muito grande, demonstrando o comportamento de crescimento do país. Logo, estudar o melhor momento econômico do país para concretizar o financiamento, o cuidado com financiamento é muito importante pois a depender do prazo pode afeta diretamente a sua aposentadoria, mas também é uma boa dica, aprenda também como requerer a sua aposentadoria como caminhoneiro.

Opte por planos com valores mensais decrescentes a pagar, facilitando a cobertura de qualquer problema ou imprevisto que possa vir a ocorrer no futuro. Valores que flutuam de acordo com a inflação, não é uma boa alternativa, pois nunca sabemos o que poderá ocorrer daqui a alguns anos.

Por fim, todas as operações financeiras de empréstimos possuem riscos e para mitigá-los ou reduzi-los ao máximo possível, estude, planeje, compare, tenha essa paciência e detalhamento antes de fechar o negócio. Vá ao banco preparado, com todas as informações atualizadas e das melhores modalidades encontradas, para que se consiga efetuar a melhor negociação possível.

Lembre-se que uma compra de um veículo hoje em dia, em geral, são realizadas para pagamento em até 3, 4 ou até 5 anos e para concretizar isso, não haja pela emoção de apenas ter um caminhão, seja racional também, pois o dinheiro está bem escasso e cada vez mais difícil de se obter e com as variações políticas que ocorrem em nosso país, flutuando momentos bons com momento péssimos, tenha cuidado e escolha o melhor período também para fechar seu negócio.

Nunca haja por impulso! Se estiver muito ansioso, aguarde. Monte planilhas comparativas com o seu salário como caminhoneiro, veja qual a melhor opção para você ou para sua empresa, assim a possibilidade de ter sucesso será maior.

Redação – Brasil do Trecho