Brasil estreia o Euro 6 em 2023, enquanto a Europa expande o Euro 7 e o hidrogênio

Está em andamento na Europa uma proposta muito construtiva para a nova Euro 7 e do novo motor Cummins que pode ser movido a hidrogênio com potencial de emissão zero.

Motor cummins
Caminhão com motor cummins. Foto: reprodução

Está em andamento na Europa uma proposta muito construtiva para a nova Euro 7 e do novo motor Cummins que pode ser movido a hidrogênio com potencial de emissão zero.

Motor Cummins movido a hidrogênio

Foi apresentado na Europa a nova linha de motores Cummins com capacidade para 10 e 15 litros. Os novos motores são chamados de “fuel-agnostic” e podem funcionar com quase todos os combustíveis do mercado mundial, inclusive o hidrogênio.

O principal diferencial do novo motor é a emissão zero de poluentes, ultrapassando a norma de antipoluição Euro 7, que se tornará universal na Europa a partir de 2027.

A nova tecnologia conta com um sistema de alimentação que varia conforme o tipo de combustível usado. O X15H destina-se a consumir hidrogênio (com zero emissão de CO₂), e o biogás X15N reduz em 90% a emissão de CO₂. O primeiro produz 530cv e o segundo 510cv.

Euro 7 na Europa

A comissão europeia propôs novas normas de emissão de poluentes para carros, vans, caminhões e ônibus. A ideia é substituir o sistema de redução de poluição Euro 6 pelo Euro 7, que trará uma maior redução de poluentes emitidos pela combustão dos veículos automotores.

Está previsto para entrar em vigor até 2027, mas há um impasse com a ACEA – Associação Europeia de Fabricantes Automóveis que alega ser muito dura a proposta.

Para cumprir a Euro 7, os fabricantes de caminhões terão de transferir recursos substanciais tanto financeiros como de engenharia.

Euro 6 no Brasil

Em 2018, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 490 que institui novos limites para emissão de gases poluentes dos veículos comerciais com motores a diesel.

Conforme o cronograma da resolução 490, as novas regras entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2023 para os veículos em produção. Essa é a oitava fase do Proncove, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que equivale às normas do Euro 6.

Basicamente podemos definir o sistema Euro 6 como um conjunto de normas que regulamentam as emissões de poluentes dos motores diesel.

Redação – Brasil do Trecho